Gadgets e tecnologias para seguir em 2024

Entre anúncios oficiais e pistas concretas, escolhemos cinco exemplos do que podemos esperar para 2024 em electrónica de consumo.

Foto
Alguns jornalistas dão como provável que os Vision Pro sejam postos à venda em Fevereiro Reuters/LOREN ELLIOTT

Apple Vision Pro

Anunciados em Junho durante a conferência WWDC, os óculos Vision Pro prometem criar uma experiência onde realidade e conteúdo digital coexistem no mesmo lugar. Segundo a Apple, a tecnologia está a “introduzir a era da computação espacial”.

Na prática, ao utilizar os óculos Vision Pro, será possível abrir aplicações e páginas web como se estas flutuassem no mundo real. Para manipular os conteúdos livremente, a tecnologia usa “os inputs mais naturais e intuitivos possível – os olhos, mãos e voz do utilizador”.

Quem já os experimentou afirma que são revolucionários. Mas a inovação tem um preço: 3500 dólares americanos, o que fará dos Vision Pro um produto ao alcance de poucos. Alguns jornalistas dão como provável que sejam postos à venda em Fevereiro. A janela temporal entre a apresentação e o lançamento foi justificada, por um lado, com a complexidade da produção, mas também pela necessidade de dar tempo aos programadores para prepararem aplicações capazes de correr no sistema operativo visionOS.

Mais IA nos telemóveis

Depois de a Samsung ter anunciado a sua vontade de integrar mais inteligência artificial (IA) em futuros telemóveis, as expectativas estão em alta para o lançamento do Galaxy S24. Uma das funcionalidades que a marca já anunciou ter intenção de incluir em futuros produtos é a tradução em tempo real de chamadas ou trocas de mensagens.

Os novos telemóveis da Google já incluem tarefas geridas por IA e o iOS 18 da Apple, que será lançado com o iPhone 16 depois do Verão, tem também esse objectivo.

A Samsung é, tradicionalmente, a primeira grande marca a apresentar um novo telemóvel topo de gama, o que vai acontecer já em Janeiro.

Auscultadores sem fios com ultra-wideband

Imagine poder utilizar os muito práticos auscultadores sem fios e não perder qualidade de som. É a esta ânsia longeva que a parceria entre a PSB Speakers, a MQA e a Sonical pretende dar resposta com a introdução no mercado de uns auscultadores sem fios que usam tecnologia ultra-wideband (UWB).

A tecnologia tem baixo consumo energético e, apesar de permitir uma menor distância entre auscultadores e dispositivo, oferece, nesse alcance, uma melhor qualidade de som, por ter maior largura de banda do que a tecnologia Bluetooth. Na prática, será possível que auscultadores sem fios sejam capazes de proporcionar áudio de elevada resolução (“lossless”), algo até aqui só possível através de ligação com fio.

O Spotify continua a ser o único grande serviço de streaming de música ainda limitado por um formato de áudio comprimido — Apple e Tidal, por exemplo, já oferecem alta resolução.

Surface Pro 10 e Windows 12

À excepção do período de dois anos que separam o Surface Pro 7 e o 8, foi apresentado um Surface Pro por ano. Sendo assim, e não tendo sido lançado o Pro 10 em 2023, tudo indica que tal possa acontecer no próximo ano. Especialistas da Tech Advisor estimam que este poderá sair ao mesmo tempo que o Windows 12.

Pode ser fruto da futurologia típica desta época. Porém, em Julho de 2022, fontes próximas da Microsoft anunciaram que a empresa tencionaria lançar uma nova “grande” versão do Windows a cada três anos. E o Windows 11 saiu em 2021…

Nova consola da Nintendo

Há quem a apelide de Switch 2, mas não há qualquer confirmação oficial de que a próxima consola da Nintendo seja uma versão evoluída da Switch. Afinal, não há sequer confirmação de que haja uma nova consola nos planos da Nintendo.

Porém, desde a Nintendo 64 que as grandes consolas da empresa japonesa têm vidas de entre cinco e seis anos (a Switch saiu em 2017). As recentes queixas dos jogadores quanto à fraca performance da Switch em novos títulos (Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 são só alguns exemplos) e a incapacidade desta de acompanhar a força de consolas recentes como a PlayStation 5 mostram também que a chegada de uma nova consola da Nintendo não é só um desejo, como uma necessidade. Para jogadores e para a empresa.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários