Hogwarts Legacy leva fãs de Harry Potter ao mundo do feiticeiro. Trolls abundam

O PÚBLICO visitou Hogwarts Legacy para perceber o burburinho sobre o jogo que já bateu recordes. Apesar de (demasiados) interlúdios com trolls, o jogo leva fãs ao mundo de Potter.

Foto
Parte do jogo inclui ter aulas como um aluno de Hogwarts Warner Bros. Games

Aulas de feitiçaria, criaturas mágicas, uma viagem ao passado, muitos clichés e nostalgia são os ingredientes-chave de Hogwarts Legacy, o mais recente videojogo de aventura inspirado no mundo de fantasia de Harry Potter. A aventura digital, lançada no começo de Fevereiro, é a primeira versão oficial da saga para consolas e computador em formato RPG (sigla inglesa para roleplaying game), em que os jogadores criam as suas próprias personagens e definem parte da narrativa consoante as suas escolhas. Para quem cresceu com as histórias de Harry Potter, é a oportunidade de explorar a escola de feitiçaria de Hogwarts na primeira pessoa, como um aluno. Mas no século XIX, bem antes de Harry Potter, ter nascido.

A ausência da personagem titular não reduz a acção. O jogador é atacado por um dragão, cai de uma carruagem voadora, é teletransportado para uma ilha misteriosa e luta contra estátuas medievais antes de o primeiro dia de aulas arrancar (o “tutorial” é – literalmente – exaustivo). O capítulo seguinte, porém, é dedicado a navegar o castelo de Hogwarts para encontrar as diferentes salas de aula, comprar uma varinha mágica e conhecer outros alunos. São actividades que qualquer fã de Harry Potter sonhou fazer em criança.

"Esforçámo-nos por criar um jogo que captasse o maior número possível de fantasias de ser uma bruxa ou um feiticeiro em Hogwarts e no mundo [de Harry Potter]”, explicou ao PÚBLICO Kelly Murphy, que lidera a equipa de design do jogo, numa conversa algumas semanas após o lançamento.

Em termos de números, Hogwarts Legacy foi um sucesso imediato. Nas primeiras duas semanas, o videojogo vendeu mais de 12 milhões de unidades e gerou 850 milhões de dólares (cerca de 780 milhões de euros) em receitas, tornando-se o maior lançamento da Warner Bros. Games de sempre. Não seria de estranhar, com mais de 600 milhões de cópias dos livros originais vendidos em todo o mundo desde a década de 1990. Só que o videojogo também veio acompanhado de protestos online, críticas e tentativas de boicote. Não pelo conteúdo do jogo, mas devido aos comentários da criadora do universo de Harry Potter, J.K. Rowling, sobre a comunidade trans e a nova lei de identidade de género na Escócia que visa facilitar o processo de mudança de género (Rowling é contra).

Apesar de Rowling não estar envolvida com o jogo, recebe dinheiro pelos direitos de autor (royalties) da marca Harry Potter. Grande parte das notícias iniciais sobre o jogo focava-se mais no papel de Rowling na saga de Harry Potter e menos no novo jogo. Ainda assim, os boicotes surtiram pouco efeito. Muitos fãs ignoram as opiniões da autora e só querem visitar o mundo ficcional com que cresceram a imaginar.

O jogo cumpre esse requisito. O castelo e o terreno em redor são bastante detalhados, com escadas e retratos que se mexem, e é possível visitar ambientes nunca mostrados nos filmes. Por exemplo, a sala de estar dos Hufflepuff (uma das quatro casas de Hogwarts), que faz lembrar uma enorme estufa cheia de plantas, e as cozinhas da escola. Também não é preciso ser um ás dos videojogos para explorar o universo, com o Modo de História a permitir ao jogador navegar a aventura sem batalhas muito complexas.

Foto
É possível navegar livremente pelo castelo DR
Foto
O jogador passa por várias esperiências chave de um aluno de Hogwarts – por exemplo, descobrir a "casa" académica DR

Ao longo dos níveis, Hogwarts Legacy esforça-se por mostrar que o universo de Harry Potter é inclusivo e diverso. Conhecem-se alunos e professores de todos os cantos do mundo e fala-se de escolas de feitiçaria que podem ser palco de outros jogos, como Uagadou nas montanhas da Nigéria.

Ao mesmo tempo, e sem a narrativa de Rowling, Hogwarts Legacy empurra o jogador numa aventura clássica de videojogo de acção e fantasia em que o protagonista tem de descobrir a origem dos “seus poderes misteriosos” e lidar com uma revolta de Goblins. Passa-se muito tempo a lutar contra criaturas mágicas e trolls em masmorras e grutas genéricas. Por vezes, é difícil perceber o que é que se está a jogar.

O que distingue o jogo de outros RPG de fantasia são os pequenos desafios e elementos do dia-a-dia de um aluno de Hogwarts. Desde roubar uma chave para entrar na secção “restrita” da biblioteca durante a noite, a ajudar uma aluna a encontrar páginas do diário que desataram a voar. E talvez a forma mais divertida de derrotar com trolls (criaturas pouco perspicazes, em geral) seja convencê-los a seguir o jogador enquanto este voa numa vassoura por cima de um penhasco.

Foto
As lutas com trolls abundam Warner Bros. Games

O jogo varia ligeiramente consoante a casa de Hogwarts que se escolhe. Os alunos de Hufflepuff, por exemplo, são os únicos com acesso a uma aventura extra que leva o jogador à prisão de Azkaban. “Em raros casos, um aluno de Slytherin pode ver o Basilisco [um dos monstros da saga de Harry Potter] na sala comunal dos alunos de Slytherin”, sugere Kelly Murphy.

Inicialmente, a ideia era deixar o jogador explorar o castelo de Hogwarts livremente, ignorando a narrativa principal (a tal sobre os poderes misteriosos do jogador), mas tornou-se muito complicado. “Era muito aberto para jogadores casuais e não permitia o ritmo que queríamos do Mundo de Feitiçaria”, justifica a designer Kelly Murphy. “Então, acabámos por condensar a estrutura a uma narrativa principal — em vez de várias — com algumas escolhas e muitas missões secundárias e diferentes níveis de dificuldade.”

Na teoria, o jogador pode criar o seu próprio percurso — com decisões mais altruístas ou mais egoístas. Na prática, as escolhas influenciam pouco (ou quase nada) a narrativa. Mesmo assim, e apesar de vários interlúdios para derrotar trolls em grutas, o jogo consegue transportar os fãs de Harry Potter para um universo mágico por várias horas. Para muitos fãs, será o suficiente.

O PÚBLICO experimentou a versão para PC de Hogwarts Legacy (a partir de 60 euros). O jogo também está disponível para PS4 e XBox Series X/S. Hogwarts Legacy chega à PS4 e à Xbox One em Maio, e à Nintendo Switch, em Julho.

Sugerir correcção
Comentar