Wolfgang Schäuble (1942-2023): o “teimoso” que ajudou a unificar a Alemanha e dividiu a Europa com a austeridade

Figura de proa dos democratas-cristãos da CDU e da política europeia morreu na terça-feira, aos 81 anos. Ajudou a juntar as duas Alemanhas e alimentou divisões com a sua solução para a crise europeia.

Foto
Schäuble esteve no parlamento alemão durante 50 anos, tendo passado diversas vezes pelo governo germânico Reuters/AXEL SCHMIDT (arquivo)

Wolfgang Schäuble, um dos arquitectos da reunificação alemã e decano da política germânica, morreu em casa nesta terça-feira, aos 81 anos. Respeitado no seu país natal, criticado noutras geografias, como em Portugal, onde era visto como o pai da austeridade, Schäuble teve uma vida política que durou mais de meio século, tempo durante o qual foi deputado, líder partidário (dos democratas-cristãos da CDU, até ser afastado devido a um escândalo no financiamento do partido), ministro (quatro vezes) e presidente do Parlamento alemão, o Bundestag.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários