Um rapaz na cidade: Thurston Moore, dos Sonic Youth, em entrevista

Em Sonic Life: A Memoir, viajamos com as epifanias e os espectros do eterno Sonic Youth, figura fundamental dos últimos 40 anos da música eléctrica. Um livro que é um elogio a Nova Iorque.

rock,lazer,entrevista,culturaipsilon,livros,musica,
Fotogaleria
Thurston Moore aos 27 anos, em Novembro de 1985 A.J. BARRATT
LOS ANGELES, CALIFORNIA - DECEMBER 15: Thurston Moore performs onstage at the Zebulon on December 15, 2019 in Los Angeles, California. (Photo by Emma McIntyre/Getty Images)
Fotogaleria
Thurston Moore no Zebulon, Los Angeles, em Dezembro de 2019 Emma McIntyre/Getty Images
Ouça este artigo
00:00
21:24

Tanta coisa ficou por perguntar e dizer sobre Sonic Life: A Memoir, de Thurston Moore. A conversa com o fundador e guitarrista dos Sonic Youth não esgotou as histórias que vibram no livro, as suas personagens, as suas paisagens. Esta leitura é uma experiência cinética: corremos a alta velocidade, pelo tempo e o espaço, para, nos últimos capítulos, começarmos a abrandar. O vertiginoso silêncio final está logo ali, à porta, nas últimas duas páginas. Uma viagem, portanto, estrada fora, à volta e dentro das luzes e dos sons das canções. Roadrunner, roadrunner, cantou (ainda canta?) Jonathan Richman e os seus Modern Lovers. Ah, sim, a música, o rock, o punk, os discos, os livros, os concertos. E as pessoas, as pessoas: o pai George, a mãe Eleanor, o irmão Gene, o eterno amigo da adolescência Harold. Mas também Lou, Patti, Iggy, Joey, Tom, Glenn, Jenny, Lydia e, obviamente, Kim, Richard, Lee, Steve, Kurt. E muitos mais, tantos outros. Um caleidoscópio voador acima de qualquer livro convencional de memórias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar