Quatro mortos em ataque a tiro a universidade em Las Vegas

Campus da Universidade do Nevada em Las Vegas atacado a tiro. Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo o atirador.

Foto
Agentes do FBI e da Polícia de Las Vegas na Universidade do Nevada Reuters/STEVE MARCUS/LAS VEGAS SUN
Ouça este artigo
00:00
01:13

Pelo menos quatro pessoas morreram, esta quarta-feira, em mais um episódio de violência armada nos Estados Unidos. A polícia de Las Vegas diz que o presumível autor de um ataque ao campus da Universidade do Nevada foi encontrado morto após uma troca de tiros com as forças da autoridade. A mesma força policial indica que pelo menos três pessoas foram alvejadas mortalmente no ataque.

Vicent Perez, um professor da universidade, disse ao canal televisivo MSNBC que ouviu “sete, oito disparos” que provocaram a fuga de estudantes e docentes. “Eu diria apenas sete, oito tiros, um após o outro, altos e muito altos”, disse ele: “Assim que ouvimos isso, corremos para voltar para dentro e percebemos que era um tiroteio real e que havia um atirador activo no campus.

O ataque, registado cerca das 12h locais (20h em Portugal continental), ocorreu junto à associação de estudantes e ao edifício da escola de negócios da universidade. Duas horas depois, e apesar de as autoridades afirmarem que o ataque terá sido perpetrado apenas por um indivíduo, agora morto, a polícia continuava a apelar a estudantes e docentes para se manterem abrigados, enquanto procedia a buscas nos edifícios do campus.

Kevin McMahill, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, disse que o tiroteio começou no quarto andar do Beam Hall, um prédio onde funciona a escola de negócios da universidade, depois continuou para outros andares antes de finalmente terminar do lado de fora, onde o suspeito foi “neutralizado”.

Após receberem uma chamada a relatar a ocorrência de tiros no campus, as autoridades “imediatamente envolveram o suspeito num tiroteio”, disse o chefe de polícia da UNLV, Adam Garcia, aos repórteres. O suspeito foi morto a tiro pela polícia do campus. “Se não fosse pelas acções heróicas de um dos agentes que responderam à chamada, inúmeras mais vidas poderiam ter sido ceifadas”, acrescentou o xerife.

A polícia recusou-se a identificar publicamente o atirador, chegando ao ponto de evitar qualquer menção ao sexo do suspeito, e também não deu qualquer informação sobre as quatro vítimas atingidas por tiros ou a sua ligação à universidade. Não houve qualquer menção ao possível motivo para o acto e a polícia não divulgou o tipo de arma de fogo que foi utilizada.

Uma vítima que sobreviveu ao ataque estava em condição estável, de acordo com Kevin McMahill. Segundo o xerife, várias outras pessoas sofreram ataques de pânico durante e depois do tiroteio; e vários agentes da polícia foram tratados a ferimentos leves sofridos durante a troca de tiros.

A Universidade do Nevada em Las Vegas (UNLV) situa-se a cerca de três quilómetros da Strip, a famosa avenida onde se localizam os maiores casinos e hotéis daquela cidade turística. Conta com cerca de 33 mil estudantes e ficará fechada pelo menos até sexta-feira.

O xerife repetiu que muitos estudantes pareciam ter ficado muito abalados, lembrando como as pessoas ficaram igualmente traumatizadas após um tiroteio em massa em 2017, quando um homem armado abriu fogo a partir da janela de um hotel num festival de música em Las Vegas. Sessenta pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas naquele que ainda é considerado o tiroteio em massa mais mortal levado a cabo por um único homem armado na história dos Estados Unidos.

Sugerir correcção
Comentar