60 mil militantes do PS vão poder votar na eleição do novo líder nos dias 15 e 16

A federação do Porto é a que tem o maior número de eleitores, seguida por Braga e área urbana de Lisboa.

Foto
O último congresso do PS realizou-se no final do Verão de 2021. Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
02:17

Terminado o período de regularização de quotas no dia 1 deste mês, as eleições directas internas do Partido Socialista que se realizam nos dias 15 e 16 para eleger um novo secretário-geral terão um universo de cerca de 60 mil militantes eleitores.

De acordo com uma nota do gabinete de imprensa do PS, este universo representa 75% do total de cerca de 80 mil militantes activos do partido.

As eleições internas marcadas para a próxima semana servirão para eleger o sucessor de António Costa na liderança do partido entre os candidatos Daniel Adrião (dirigente socialista), José Luís Carneiro (actual ministro da Administração Interna e antigo secretário-geral adjunto) e Pedro Nuno Santos (deputado e ex-ministro das Infra-Estruturas). Mas os militantes vão eleger também os cerca de 1400 delegados ao XXIV congresso nacional que está agendado para entre os dias 5 e 7 de Janeiro, assim como a presidente e a comissão política nacional das Mulheres Socialistas (MS-ID).

Além dos 1400 delegados eleitos pelos militantes, estarão no congresso mais 1100 delegados que têm direito a inerência (mas sem direito a voto) por pertencerem a órgãos nacionais de estruturas do partido ou por exercerem cargos de nomeação política pelo PS.

Em termos de distribuição do número de militantes socialistas pelo território nacional, segundo a Comissão Organizadora do Congresso (COC), a Federação do Porto continua a ser a maior do país, mas a de Braga ultrapassou a Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) no segundo lugar.

Tal como tem sido habitual no PS, as eleições directas para a escolha do novo líder e dos delegados ao congresso fazem-se em dois dias.

Na sexta-feira, dia 15 de Dezembro, votam os militantes da FAUL e os das federações de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

No sábado, dia 16, há eleições nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 22h00 de sábado.

Ainda segundo a COC, entre esta quinta-feira (7) e 11 de Dezembro, decorre o período de entrega das listas concorrentes aos mais de 1400 delegados a eleger para o XXIV Congresso Nacional do PS.

Sugerir correcção
Comentar