Ameaça de bomba encerra dezenas de escolas francófonas na Bélgica

Encerramento das escolas afecta cerca de dez mil alunos. Ameaças enviadas por correio electrónico sugeriam também pedido de resgate.

Foto
Ameaça de bomba ditou encerramento das escolas Reuters/YVES HERMAN

Cerca de 30 escolas permanecem encerradas esta segunda-feira na Bélgica francófona, devido a ameaças de bomba transmitidas por mensagens de correio electrónico que sugeriam também um pedido de resgate, disseram fontes oficiais.

De acordo com o organismo Wallonie-Bruxelles Enseignement (WBE), que gere os estabelecimentos de ensino na Valónia, cerca de dez mil alunos são afectados pelo encerramento de “escolas, colégios e liceus” de Bruxelas e da província de Brabant Wallon, a sul da capital belga.

“Ontem à noite [domingo], fomos informados por vários dos nossos directores que tinham acabado de receber um email ameaçador”, explicou Julien Nicaise, administrador-geral da WBE, à estação belga RTBF. O serviço público de ensino em língua francesa justificou o encerramento referindo-se “ao respeito estrito pelo princípio da segurança”.

“A WBE está em contacto com as autoridades competentes e a situação está a ser constantemente avaliada. Vários locais já foram controlados ou estão a ser controlados. A situação vai ser reavaliada ainda esta segunda-feira”, declarou o organismo através do portal oficial na Internet.

No início de Novembro, no regresso de um período de férias após o feriado do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro), duas escolas já tinham sido evacuadas em Charleroi e Dinant, na Valónia, na sequência de ameaças de bomba recebidas por correio electrónico. Não foram encontrados engenhos explosivos.

A rede escolar WBE lamentou “a proliferação deste tipo de alertas nas últimas semanas e as dificuldades que causam”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários