Joan Jara (1927-2023), a viúva que trouxe justiça a Victor Jara

Teve uma vida ligada às artes e foi distinguida por isso. Mas foi a sua luta incansável por conseguir justiça para o cantautor chileno, o seu segundo marido, que marcou a sua história.

Foto
Retrato de Victor e Joan Jara - o casal conheceu-se na Companhia de Bailado do Chile Lucas Aguayo Araos/Anadolu via Getty Images
Ouça este artigo
00:00
04:26

No dia em que o Chile sofreu um golpe de Estado perpetrado por Augusto Pinochet, com o apoio dos Estados Unidos, a 11 de Setembro de 1973, Joan e Victor Jara ouviram em casa, pela rádio, a última comunicação do presidente Salvador Allende, que morreria pouco depois no Palácio de La Moneda, na capital do país. No final da comunicação, ele saiu para se juntar aos protestos numa universidade e esperar o desenrolar dos acontecimentos. “Não olhei para o ver partir. Não parecia importante. Disse adeus de forma habitual. Foi a última vez que o vi”, contou, décadas depois, Joan Jara ao britânico The Guardian. Uma luta diferente começava ali para ela.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários