Mil dias de sonho popular acabaram há 50 anos pelo golpe de Pinochet

O golpe de Pinochet abriu uma fenda tão grande no Chile que a ferida se mantém exposta. A notícia de que se poderá vir a saber alguma coisa dos desaparecidos da ditadura traz um pouco de luz.

Foto
Manifestação de apoiantes de Salvador Allende este domingo em Santiago Reuters/PABLO SANHUEZA
Ouça este artigo
00:00
06:40

Erika del Carmen Riquelme Briones tinha apenas 17 anos. Das poucas informações disponíveis sobre a sua curta vida sabe-se que era vendedora ambulante em Chillán, cidade a pouco mais de 400 quilómetros a sul de Santiago do Chile, e que foi levada pela polícia na primeira quinzena de Outubro de 1973 junto com o irmão, Juan Antonio, de 14 anos. Erika é uma das 1092 pessoas detidas e desaparecidas (a que se somam mais 377 que foram executadas sem entrega do corpo) pela ditadura de Augusto Pinochet, a única rapariga entre os 57 menores da lista.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 56 comentários