Marcelo desmente Centeno sobre convite para chefiar o Governo

Governador do Banco de Portugal diz ter recebido “um convite do Presidente e do primeiro-ministro” sobre a “possibilidade de liderar o Governo”. Presidente da República desmente.

Foto
Mário Centeno, governador do Banco de Portugal Reuters/PEDRO NUNES
Ouça este artigo
00:00
01:39

O Presidente da República desmentiu esta noite ter convidado Mário Centeno para chefiar o Governo. O desmentido foi publicado no site da Presidência, horas depois de o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, ter dito ao Financial Times que recebeu um convite de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa.

“Recebi um convite do Presidente e do primeiro-ministro para reflectir e ponderar sobre a possibilidade de liderar o Governo”, disse ao jornal económico britânico. “Estive muito longe de tomar uma decisão”, acrescentou.

“O Presidente da República desmente que tenha convidado quem quer que seja, nomeadamente o governador do Banco de Portugal, para chefiar o Governo, antes de ter ouvido os partidos políticos com representação parlamentar e o Conselho de Estado, e neste ter tomado a decisão de dissolução da Assembleia da República. Mais desmente que tenha autorizado quem quer que seja a contactar seja quem for para tal efeito, incluindo o governador do Banco de Portugal”, lê-se no site da Presidência da República.

Na sexta-feira, o PÚBLICO tinha noticiado que o ex-ministro das Finanças foi convidado por António Costa, por telefone, na terça-feira, depois de o primeiro-ministro ter falado com o Presidente da República e ter apresentado a Marcelo Rebelo de Sousa a proposta de o Governo do Partido Socialista cumprir a legislatura até 2026 sob um novo chefe de executivo: Centeno.

Na quinta-feira, porém, e reunido o Conselho de Estado, o Presidente da República rejeitou a solução proposta e optou pela dissolução da Assembleia da República.

Esta segunda-feira, de acordo com o jornal Eco, a comissão de ética do Banco de Portugal deverá analisar a conduta do governador neste caso.

Notícia actualizada à 1h47 de segunda-feira com o desmentido do Presidente da República

Sugerir correcção
Ler 57 comentários