Primeira revista de culinária em língua portuguesa, Annona ou Misto Curioso ganha edição em livro

Publicada entre 1836 e 1837 em 36 fascículos, periódico ajudou a difundir receitas no país e a fazer um retrato da sociedade portuguesa do século XIX a partir da mesa — e para além dela.

Foto
Publicada entre 1836 e 1837 em 36 fascículos, revista renasce agora em livro Miguel Pereira
Ouça este artigo
00:00
07:37

Para ensinar o intricado “methodo de cosinha e copa, com um artigo de recreação”, circulou em Portugal, entre 1836 e 1837, a Annona ou Misto Curioso, aquela que é considerada a primeira revista de culinária em língua portuguesa da história. Com receitas compiladas em 36 fascículos (divididas entre doces e salgadas), além de bons ditos e anedotas, charadas e adivinhas, a publicação, embora muito bem-sucedida na altura, durou apenas nove meses. Tornou-se, com o passar dos anos, uma raridade a que poucos tinham acesso, vivendo em colecções e em alguns alfarrabistas do país (alguns chegando ao valor de 500 euros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar