Vulcão Etna entrou (outra vez) em erupção, mas já está “gradualmente a arrefecer”

Coluna de fumo da erupção deste domingo atingiu 4500 metros de altitude. Apesar da nova erupção, não há perigo para a população que reside perto do vulcão italiano.

vulcanologia,ciencia,islandia,italia,vulcoes,geologia,
Fotogaleria
O Etna é um dos vulcões mais activos na Europa, entrando em erupção várias vezes por ano ETNA WALK/REUTERS
vulcanologia,ciencia,islandia,italia,vulcoes,geologia,
Fotogaleria
O "vermelho" da erupção do Etna pintou a noite na Sicília, em Itália, no último domingo ETNA WALK/REUTERS
vulcanologia,ciencia,islandia,italia,vulcoes,geologia,
Fotogaleria
A população da ilha da Sicília, em Itália, não está em perigo ETNA WALK/REUTERS
vulcanologia,ciencia,islandia,italia,vulcoes,geologia,
Fotogaleria
O vulcão Etna já tinha forçado o encerramento de aeroportos na última erupção, em Agosto de 2023 Reuters/ETNA WALK
Vulcão
Fotogaleria
Depois da entrada em erupção, o vulcão Etna já está a "arrefecer", indicam os responsáveis italianos ETNA WALK/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:47

Depois de levar ao encerramento de dois aeroportos em Agosto, o vulcão Etna voltou a entrar em erupção este domingo – apesar de ter sido por pouco tempo. A actividade deste famoso vulcão na ilha da Sicília, em Itália, durou menos de três horas – entre as 16h e as 18h30 (hora de Portugal continental) –, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália. Nesse período, os rios de lava dirigiram-se para Sul e a visível coluna de fumo atingiu 4500 metros de altitude.

“Neste momento, a actividade eruptiva [do vulcão Etna] baixou e está gradualmente a arrefecer”, sublinhou o instituto italiano num comunicado publicado na manhã desta segunda-feira. Não há perigo para a população local.

O Etna é um dos vulcões mais activos na Europa e com uma presença constante nos noticiários da última década, já que entra em erupção várias vezes por ano – e até no mesmo mês. A última erupção tinha sido registada em Agosto deste ano, forçando ao cancelamento de todos os voos para os aeroportos de Catânia e Comiso, localizados na ilha da Sicília.

Na maioria das ocasiões, a actividade vulcânica do Etna não é preocupante, apenas com a emissão de cinzas e a criação de “fontes” de lava – tal como aconteceu na erupção deste domingo. Apesar do seu período activo actual, que já dura desde 2013, as erupções não têm afectado directamente a população local.

Pelo contrário, a ameaça de erupção vulcânica em Grindavik, na Islândia, conduziu à declaração de estado de emergência. Depois de mais de mil sismos serem registados este fim-de-semana na região islandesa, um pré-aviso da erupção, mais de 3000 pessoas foram retiradas da zona. O Instituto Meteorológico da Islândia apresenta como “provável” a existência de uma erupção vulcânica nos próximos dias.

Sugerir correcção
Comentar