Suicídios aumentaram após morte mediatizada de celebridades em Portugal

Notícias sobre o suicídio de celebridades desencadeiam, por vezes, fenómenos de mimetização, conclui um estudo português. Investigadores pedem cuidado na cobertura noticiosa.

Foto
Estudos internacionais descrevem uma relação entre uma cobertura noticiosa do suicídio proeminente e sensacionalista e aumentos posteriores no número de suicídios Gabriela Pedro
Ouça este artigo
00:00
13:50

A relação entre o número de suicídios e a mediatização da morte de determinadas celebridades é um tema já muito estudado internacionalmente. Por norma, os órgãos de comunicação social não noticiam suicídios devido ao risco do fenómeno de mimetização, mas há casos em que o “interesse público” entra em conflito com aquelas que são as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio e do Código Deontológico dos Jornalistas. Em Portugal, esta relação não tinha sido ainda estudada — até agora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários