Indústria conserveira garante 14 mil toneladas de sardinha

Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco e Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe assinam nesta segunda-feira, em Matosinhos, um acordo de parceria.

Foto
Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
02:10

A Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (Anopcerco) e a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) assinam nesta segunda-feira, em Matosinhos, um acordo de parceria que visa “garantir um abastecimento global de não menos de 14 mil toneladas de sardinha entre Novembro de 2023 e Dezembro de 2024”, revelou ao PÚBLICO fonte oficial da Secretaria de Estado das Pescas.

O acordo, refere a mesma fonte, “confere estabilidade e previsibilidade nesta relação comercial entre a frota e a indústria conserveira” e vai “permitir à frota e à indústria dar um enorme salto, das cerca de 2,8 mil toneladas de sardinha comercializadas directamente (frota para a indústria) em 2023, para cerca de 14 mil toneladas”, sendo duas mil toneladas garantidas ainda em 2023 e 12 mil em 2024. Este diferencial “representa um aumento de cerca de 500% em relação ao volume de sardinha transaccionado directamente entre a frota e a indústria em 2023”.

Ao abrigo da parceria entre a Anopcerco e a ANICP vão ainda ser assinados contratos directos entre a Propeixe – Cooperativa de Produtores de Peixe do Norte e as empresas conserveiras A Poveira, Comur, Portugal Norte-Briosa e Ramirez. É, assim, retomada a relação entre a indústria conserveira e a produção e frota, que tinha sofrido “alguma perturbação devido a sucessivos baixos níveis de recrutamento entre 2006 e 2017 (sardinha) na costa continental portuguesa”.

A sardinha ibérica é gerida por Portugal e Espanha. Graças ao “bom trabalho” de investigação e aos “esforços dos profissionais da pesca”, foi possível retomar uma trajectória ascendente de recuperação do stock”, refere a Secretaria de Estado das Pescas. Os anos de 2021, 2022 e 2023 traduzem já “o cumprimento dos padrões de sustentabilidade necessários para uma gestão sustentável da pesca da sardinha nas águas ibéricas”, o que permitiu fixar as possibilidades de pesca em cerca de 36 mil toneladas em 2023 para Portugal, reforçando o volume de sardinha disponível para captura. A tendência, sublinha a mesma fonte, é de “aumento da biomassa e consequente aumento das possibilidades de pesca da sardinha nos próximos anos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários