Luís Paixão Martins: as sondagens “não servem para prever resultados eleitorais”

O consultor político considera que os estudos de opinião são fontes de informação complexas que permitem ler tendências. Mas a sua interpretação não pode ser simplificada, sob o risco de ser errada.

Foto
Luís Paixão Martins lançou o livro "Como Mentem as Sondagens NFS Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
09:32
  • Leituras, o site do PÚBLICO dedicado aos livros

O consultor político e especialista em comunicação Luís Paixão Martins, que tem trabalhado com o PS de António Costa, nomeadamente nas últimas legislativas, lança este sábado mais um livro. Depois de Como Perder uma Eleição, é a vez de Como Mentem as Sondagens, em que o especialista em comunicação política reflecte sobre os estudos de opinião. Com uma abordagem analítica e com reporte histórico, Luís Paixão Martins explica as razões pelas quais as sondagens erram tanto, ou seja, por que muitas vezes não acertam nos resultados eleitorais. O livro é apresentado em Lisboa por Mariana Vieira da Silva e José Pacheco Pereira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários