Inditex vai comprar poliéster reciclado a start-up norte-americana

A reciclagem de poliéster de têxtil para têxtil está a dar os primeiros passos e levará tempo a atingir a escala exigida pelas marcas de moda globais.

Foto
A Inditex uniu forças com rivais, incluindo a H&M e a Mango, para gerir os resíduos de vestuário EPA/MAXIM SHIPENKOV/arquivo

A Inditex, proprietária da Zara, o maior retalhista de vestuário do mundo, acordou comprar poliéster reciclado à start-up norte-americana Ambercycle, informaram as empresas na quarta-feira. Como os retalhistas de fast-fashion enfrentam pressões para reduzir os resíduos e utilizar tecidos reciclados, a Inditex está a gastar mais de 70 milhões de euros para garantir o fornecimento de poliéster reciclado da Ambercycle, feito a partir de resíduos têxteis.

O poliéster, um produto da indústria petrolífera, é muito utilizado no vestuário desportivo por ser de secagem rápida e durável.

Ao abrigo do acordo de compra, a Inditex comprará uma parte “significativa” da produção de poliéster reciclado da Ambercycle, que é vendido sob a marca cycora, durante três anos. O retalhista de vestuário pretende que 25% das suas fibras provenham de materiais da “próxima geração” até 2030.

O investimento da Inditex ajudará a Ambercycle, sediada em Los Angeles, a financiar a sua primeira fábrica de reciclagem de têxteis à escala comercial. A produção de cycora na fábrica deverá começar por volta de 2025 e o material será utilizado nos produtos da Inditex nos três anos seguintes.

A Zara Athleticz, uma submarca de roupa desportiva para homem, lançou na quarta-feira uma colecção-cápsula de “peças técnicas” que contêm até 50% de cycora. A Inditex afirmou que a colecção estaria disponível em Zara.com.

Algumas marcas de vestuário que procuram reduzir a sua dependência do poliéster virgem passaram a utilizar poliéster reciclado derivado de garrafas de plástico, mas esta prática tem sido alvo de críticas, uma vez que criou uma maior procura de garrafas de plástico usadas, fazendo subir os preços.

No entanto, a reciclagem de poliéster de têxtil para têxtil está a dar os primeiros passos e levará tempo a atingir a escala exigida pelas marcas de moda globais. “Queremos impulsionar a inovação para aumentar a escala de novas soluções, processos e materiais para conseguir a reciclagem de têxtil para têxtil”, afirmou o director de sustentabilidade da Inditex, Javier Losada, num comunicado.

O acordo com a Ambercycle é o mais recente de uma série de investimentos efectuados pela Inditex em novas empresas de reciclagem de têxteis.

No ano passado, a empresa espanhola assinou um acordo de 100 milhões de euros, com a duração de três anos, para comprar 30% da fibra reciclada produzida pela empresa finlandesa Infinited Fiber Co, e investiu também na Circ, outra empresa norte-americana centrada na reciclagem de têxteis para têxteis.

Em Espanha, a Inditex uniu forças com rivais, incluindo a H&M e a Mango, para gerir os resíduos de vestuário, à medida que a indústria se prepara para a legislação da União Europeia que exige que os Estados-membros recolham separadamente os resíduos têxteis a partir de Janeiro de 2025.

Sugerir correcção
Comentar