Etapas da Volta a Espanha em Portugal podem valer 500 mil euros por dia

Autarcas dizem ter a certeza que a prova vai projectar as cidades e o país a nível mundial e que o retorno será enorme.

Foto
A Volta a Espanha vai rolar em Portugal em Agosto do próximo ano EPA/Javier Lizon
Ouça este artigo
00:00
02:26

Os autarcas das câmaras municipais portuguesas que vão receber três etapas da Volta a Espanha de 2024, entre 17 e 19 de Agosto, e a organização do evento estimaram nesta quarta-feira que o evento possa ter um retorno directo para o país de 500 mil euros por dia, em dormidas e consumo.

A Unipublic, empresa que organiza a prova, anunciou a 17 de Setembro deste ano que a 79.ª edição da Vuelta teria as suas três primeiras etapas em Portugal.

A primeira etapa, um contra-relógio de 11 quilómetros, vai começar junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e terminar na Praia da Torre, em Oeiras, a 17 de Agosto.

A segunda etapa vai ligar Cascais a Ourém no dia 18, antes de os ciclistas rumarem ao interior, para uma ligação entre a Lousã e Castelo Branco.

Como o PÚBLICO revelou no início deste mês, o nome oficial da competição será “Lisboa-Oeiras-Cascais-Madrid” e terá um investimento de cerca de dois milhões de euros, a dividir pelas câmaras municipais que recebem a prova e pelas regiões de turismo locais.

Na apresentação das etapas portuguesas da Vuelta 2024, levada a cabo nesta quarta-feira no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, os presidentes das câmaras de Lisboa e Oeiras, Carlos Moedas e Isaltino Morais, e o vice-presidente da câmara de Cascais, Pinto Luz, salientaram mais uma vez a importância para as autarquias envolvidas e para o país. Disseram ter a certeza de que “é uma aposta ganha”, que trará visibilidade a nível mundial para as cidades. “Por trás dessa visibilidade, vem o retorno financeiro”.

Já o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, afirmou que a prova “reúne os três ‘C’”, referindo-se às vertentes da comunicação, porque a prova é transmitida “em directo para 190 países e porque mobiliza 1000 jornalistas”.

O segundo “C” diz respeito à coesão entre as cidades que organizam a prova e o terceiro é referente à cooperação entre as várias entidades envolvidas em Portugal e Espanha.

Esta será a segunda vez que a Volta a Espanha em bicicleta começará em Lisboa, depois de o mesmo ter acontecido em 1997, para promover a Expo-98, que se realizou na capital portuguesa.

A partida de Lisboa de 1997 foi, aliás, a primeira vez que a Vuelta extravasou as fronteiras de Espanha. Desde então, aconteceu por mais três vezes: seguiram-se Assen (Países Baixos), em 2009, Nimes (França), em 2017, e Utrecht, em 2022.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários