Há uma semana de cinema de animação em Vila Velha de Ródão

Castelo Branco partilha com esta vila raiana a 22.ª edição da Festa Mundial da Animação. Começa esta segunda-feira e vai até 29 de Outubro.

abi-feijo,casa-animacao,castelo-branco,cinema-animacao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O cartaz da Festa da Animação deste ano foi criado pela dupla Vasco Sá-David Doutel DR
abi-feijo,casa-animacao,castelo-branco,cinema-animacao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Abi Feijó vai fazer um espectáculo de Lanterna Mágica Nelson Garrido
abi-feijo,casa-animacao,castelo-branco,cinema-animacao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
A Cat Called Dom, de Will Anderson e Ainslie Henderson, vai ser exibido em Vila Velha do Ródão em estreia internacionai DR
abi-feijo,casa-animacao,castelo-branco,cinema-animacao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto, de Bruno Caetano, vai ser tema de uma exposição em Castelo Branco DR
Ouça este artigo
00:00
04:23

À 22.ª edição, o programa nacional da Festa Mundial da Animação (FMA) vai ser partilhada, ao longo de uma semana, por duas localidades no interior do país: Vila Velha de Ródão e a capital do distrito raiano Castelo Branco.

É uma novidade no historial desta iniciativa lançada, em 2002, pelo realizador português Abi Feijó, quando presidia à prestigiada Associação Internacional do Cinema de Animação (Asifa), e na também continuada aposta na descentralização no acesso à arte do cinema animado, que, desde essa altura, vem sendo prosseguida pela Casa da Animação (CA) – que o mesmo Abi Feijó tinha então acabado de fundar no Porto.

Com estas duas terras, o programa da edição deste ano vai chegar a “um público potencial de cerca de 4000 alunos das suas escolas”, diz ao PÚBLICO Regina Machado, presidente da CA, não contando com os profissionais do sector que anualmente produzem e animam os filmes e as outras iniciativas que justificam a realização da festa.

Vila Velha de Ródão – terra onde em 2015 nasceu a produtora Ocidental Filmes, que quatro anos depois iria dedicar-se também à área da animação – vai concentrar os momentos fortes do programa, entre quinta-feira e domingo, na Casa das Artes e Cultura do Tejo. Aí ocorrerão as sessões relativas à 11.ª edição do Prémio Nacional da Animação (PNA). Na secção profissionais, estarão oito filmes a concurso: A Rapariga dos Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas (2023), de Maria Hespanhol; Páscoa (2023), de André Ruivo e Ana Ruivo; O Homem das Pernas Altas (2023), de Vítor Hugo Rocha; Alento (2022), de Leonor Pacheco; De Imperio (2023), de Alessandro Novelli; Sopa Fria (2023), de Marta Monteiro; As Horas (2022), de Marta Reis Andrade e Marta Sousa Ribeiro; e Quase me Lembro (2023), de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima. Estes títulos serão avaliados por um júri constituído pela programadora espanhola Bea Bartolomé, pelo realizador escocês Will Anderson e pela produtora francesa Charlotte Sanchez.

Na categoria de filmes de escolas e oficinas, concorrem, respectivamente, seis e oito filmes, a avaliar por um júri português formado pela animadora e designer Joana Bartolomeu e pelos realizadores João Lopes da Silva e João Champlon.

O anúncio e a entrega dos prémios ocorrerão no sábado, 28, numa sessão em que Abi Feijó fará um espectáculo de lanterna mágica, com música ao vivo pelo violinista Samuel Martins Coelho.

Outra novidade deste ano, avança Regina Machado, é a inclusão dos filmes não nomeados para a competição nacional na secção Panorama, o que permite ter uma visão de conjunto da produção mais recente do cinema animado no país.

Estreias e convidados

O já citado Will Anderson será um dos convidados da FMA que, além de jurado, virá fazer a estreia internacional do filme que co-realizou com Ainslie Henderson, A Cat Called Dom, um documentário que associa a animação à imagem real a mostrar as dificuldades com que se deparam os criadores de animação – e que este mês teve a sua primeira apresentação mundial em Inglaterra. Também no dia 28, Anderson falará da sua experiência de realização de A Cat Called Dom numa das oito masterclasses incluídas no programa da FMA.

Outro autor convidado em Vila Velha de Ródão será o francês Jean-Charles Mbotti Malolo, que na sexta-feira mostrará os seus filmes e fará também uma masterclass “muito focada na fluidez da sua animação, que envolve sempre a dimensão da dança e do movimento”, nota Regina Machado.

Do Canadá, irá falar, via Internet, o consagrado realizador Pierre Hébert. A partir de uma entrevista pré-gravada, o autor de Le Mont Fuji Vu d’un Train em Marche (2021) entrará numa conversa em directo com os participantes na festa ao início da tarde de quinta-feira, com moderação de Marina Estela Graça e João Apolinário Mendes.

No programa de filmes, assinalem-se ainda duas mostras: uma selecção de filmes do festival alemão de Estugarda, com o qual a CA mantém um intercâmbio de anos (dia 26); e Cem Anos de Animação Chinesa (dia 29), promovido pela Feinaki Semana de Animação de Pequim (que ficará depois disponível para futuras apresentações pelo país).

Em Castelo Branco, e já a partir desta segunda-feira, na Casa da Criatividade é exibida uma exposição com e sobre o filme de Bruno Caetano O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto (2019), recebendo a mesma cidade as mostras com os filmes em competição no PNA, além de várias outras masterclasses com diferentes convidados e sobre temas diversos.

O programa detalhado da festa pode ser consultado aqui.

Sugerir correcção
Comentar