Curta-metragem portuguesa Fuligem venceu 38.º Cinanima

Filme português destacou-se na competição internacional do festival de cinema de animação de Espinho.

Foto
Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá, foi o principal vencedor do festival de Espinho DR

Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá, venceu a 38.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, anunciou sábado à noite a organização do evento, que terminou este domingo.

A curta-metragem de 14 minutos destacou-se assim na competição internacional, disputada por 88 obras de 19 países, e venceu também o Prémio António Gaio, a que concorriam 11 fitas de realizadores portugueses com mais de 30 anos. Realizado em desenho 2D animado por computador, Fuligem relaciona o percurso de vida de um homem com um trajecto de comboio pelo interior do país.

Com estes prémios no Cinanima, os dois realizadores acrescentam novos títulos aos que já obtiveram no Festival de Animação da Lousada e no Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde.

Para além do Grande Prémio atribuído a Fuligem, o júri do festival de Espinho decidiu ainda entregar um Prémio Especial à curta-metragem Coda, do irlandês Alan Holly, enquanto o Prémio do Público e o de Melhor Longa-Metragem coube a O Menino e o Mundo, do brasileiro Alê Abreu.

No que se refere aos restantes vencedores da 38.ª edição do Cinanima, Je Suis Comme Je Suis, da francesa Marion Auvin, foi considerada a melhor curta-metragem com extensão até 5 minutos. We can't live without Kosmos, do russo Konstantin Bronzit, venceu na categoria de 5 a 24 minutos, sendo que Deux Amis, uma produção francesa de Natalya Chernysheva, foi premiada como a melhor obra de fim de curso.

Foi o Fio, de Patrícia Figueiredo, venceu o Prémio Jovem Cineasta Português, que distingue autores com idade entre os 18 e os 30 anos. E O Duque da Ribeira, realizado por crianças das Oficinas da Anilupa, no Porto, também se destacou na secção para cineastas menores de idade.

O júri do Cinanima de 2014 distribuiu ainda o Prémio de Divulgação Sereia Animada por seis curtas: Avec le Temps, de Iván Barriuso (Espanha); A Lagarta e a Galinha, de Michaela Donini e Katya Rinaldi (Itália); A Bicicleta do Elefante, de Olesya Shchukina (França); El Canto, de Inês Sedan (França); Mutilado, de Alain Fournier (Canadá); e O Som do Toque, de Jean-Charles Mbotti Malolo (França).

Na categoria para filmes publicitários ou de informação, o júri decidiu não atribuir nenhum prémio, à semelhança do que aconteceu na modalidade relativa a produções com 24 a 50 minutos de duração.


 

Sugerir correcção
Comentar