Co-produção Interdito a Cães e Italianos distinguida nos prémios Cartoon Movie 2023

A Ocidental Filmes é uma das co-produtoras do filme do italiano Alain Ughetto distinguido em Bordéus, onde José Miguel Ribeiro se encontrava nomeado na categoria de Realizador do Ano, com Nayola.

Foto
Interdito a Cães e Italianos, de Alain Ughetto DR

Há uma mão portuguesa no filme Interdito a Cães e Italianos, distinguido como Produção do Ano esta quinta-feira em Bordéus, no último dia do Cartoon Movie, o encontro anual dedicado às longas-metragens de animação europeias.

O filme, realizado na técnica de stop-motion com animação de volumes pelo italiano Alain Ughetto, conta uma história de emigração italiana nos anos 30 do século XX, que segue o périplo do seu avô Luigi Ughetto, que deixa o país para descobrir "‘La Merica’, a terra fabulosa onde os dólares crescem nas árvores”, diz a sinopse da produção.

Interdito a Cães e Italianos é uma co-produção europeia que conta com nove empresas provenientes de Itália, França, Suíça, Bélgica e… Portugal, através da Ocidental Filmes, uma empresa fundada em 2015 na Beira Baixa. O filme de Alain Ughetto vai ser exibido no programa do 22.º Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que começa na próxima semana.

De acordo com a Ocidental Filmes, citada pela Agência Lusa, a participação portuguesa passou pela integração de profissionais nas equipas de animação e composição e pelo trabalho de montagem e misturas de som, realizados nos estúdios em Gavião de Ródão, Castelo Branco. O filme contou também com apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual em 2020.

Interdito a Cães e Italianos tinha já arrecadado, no ano passado, os prémios do Júri do Festival de Annecy e da Academia de Cinema Europeia.

No fórum da cidade francesa – que contou com a participação de mais de 800 membros da indústria da animação europeia e mundial –, o Cartoon Movie distinguiu, na categoria de Realizador do Ano, a autora e animadora neerlandesa Mascha Halberstad pelo filme Oink, história de um porco que uma menina de 9 anos recebeu como prenda do seu avô. Nesta categoria, o português José Miguel Ribeiro era um dos quatro nomeados, com a sua primeira longa-metragem, Nayola, que conta o impacto da Guerra Civil em Angola em três gerações de mulheres, e que vai chegar ao circuito comercial português no dia 13 de Abril.

A terceira distinção dos Prémios Cartoon Movie deste ano foi para a distribuidora parisiense KMBO, fundada em 2007, cujo catálogo combina filmes de animação de autor com produção comercial. The Amazing Maurice, co-produção germano-britânica de Toby Genkel e Florian Westermann; Moonbound, do germano-iraniano Ali Samadi Ahad; e Just Super, do norueguês Rasmus A. Sivertsen, são alguns do títulos na carteira desta produtora francesa.

Sugerir correcção
Comentar