Lisboa, cidade musa de fotógrafos e de alguns filmes

Dos filmes estrangeiros rodados na capital, Lisbon será o mais “lisboeta”, não pela história, mas pela profusão de imagens.

Ouça este artigo
00:00
05:24

Será obra do acaso, mas nestes dias coincidiram nas notícias dois projectos relacionados com visões de Lisboa. Um é a escolha, pela Zero em Comportamento, de Lisboa, Cidade Triste e Alegre, de João Trabulo, como Filme do Mês de Outubro, com várias exibições na cidade. Outro, é o anúncio público do livro Lisboa Entre os Tempos, onde a fotógrafa Andreia Costa justapôs imagens actuais da capital a outras tiradas pelo fotógrafo Horácio Novais (que esteve em actividade entre 1930 e 1998), tentando através delas mostrar como a cidade foi mudando no espaço de um século. O lançamento do livro será apenas no dia 5 de Dezembro. Quanto ao filme de Trabulo, foi buscar o título ao celebradíssimo livro que os arquitectos Victor Palla e Manuel Costa lançaram em 1953, inicialmente posto a circular em fascículos, e que em 2018 foi objecto de uma grande exposição. O filme, um novo olhar sobre essa Lisboa, Cidade Triste e Alegre dos anos 50, apresentado terça-feira no City Alvalade, pode ser visto ainda nos dias 20 (Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, Telheiras, 21h), 27 (Biblioteca de Marvila, 21h, seguido de conversa com o realizador e o fotógrafo João Soudo) e 28 (Biblioteca de Alcântara, 18h).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários