Nuno Canavez: um livreiro predestinado

Câmara do Porto homenageia o carismático alfarrabista no dia em que cumpre 75 anos na Livraria Académica. Apanhou covid, esteve em coma, o coração parou-lhe duas vezes. Ele não, não pára.

Foto
Nuno Canavez na Livraria Académica em 2016 Marco Duarte/NFACTOS
Ouça este artigo
00:00
12:36

A sua voz possante, o sotaque transmontano, um sentido de humor um bocadinho selvagem, que já lhe roubou alguns clientes e contribuiu para fidelizar muitos outros, pode deixar a quem franqueia pela primeira vez as portas da Livraria Académica, na rua portuense dos Mártires da Liberdade, uma impressão que, não sendo falsa, não lhe faz inteira justiça. Sim, Nuno Canavez – a quem a Câmara do Porto homenageia esta quarta-feira pelos seus 75 anos como livreiro – é uma “personagem”, uma dessas pessoas a quem os anglo-saxónicos chamam bigger than life, mas é também, por direito próprio, uma figura incontornável da vida cultural da cidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários