O último jantar de uma trilobite chegou até nós

A última refeição de uma trilobite encontrada na Chéquia proporcionou um olhar mais detalhado sobre os hábitos e modos alimentares destes animais marinhos extintos.

Foto
Imagem da trilobite, e do seu conteúdo intestinal, obtida numa poderosa máquina de raios X (um sincrotrão) em Grenoble, França Valéria Vaskaninova
Ouça este artigo
00:00
04:55

Pela primeira vez, um fóssil de trilobite permitiu saber com grande pormenor o que comiam estes animais marinhos extintos há muito tempo. Encontrado em 1908, em Praga (Chéquia), este fóssil com cerca de 465 milhões de anos mantinha vestígios dos conteúdos intestinais muito bem preservados, como revela estudo científico publicado na revista Nature, que trouxe novos pormenores sobre o sistema digestivo e os hábitos alimentares destes animais marinhos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar