Beneficiários alertam para efeito na ADSE da transferência de gastos de 200 mil pessoas

O Governo anunciou que em 2024 as autarquias deixarão de pagar os cuidados de saúde dos seus trabalhadores e familiares inscritos na ADSE. Em causa estarão cerca de 80 milhões de euros anuais.

Foto
A ADSE é o sistema e saúde dos trabalhadores do Estado e seus familiares e tem 1,3 milhões de beneficiários Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
04:55

A partir de Janeiro de 2024, as autarquias deixarão de financiar os cuidados de saúde de cerca de 200 mil trabalhadores e familiares, passando esse encargo para a esfera da ADSE (sistema de saúde dos funcionários públicos, aposentados e seus familiares), à semelhança do que acontece com as outras entidades empregadoras públicas. Em causa estarão cerca de 80 milhões de euros por ano que os representantes dos sindicatos e dos beneficiários defendem que deviam ser pagos pelo Orçamento do Estado (OE) e não pela ADSE.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 30 comentários