O testamento dos crimes de guerra na Ucrânia está feito e a Narrativa vai mostrá-lo em Lisboa

A exposição Ucrânia: um crime de guerra, que este sábado será inaugurada, parte de um livro com o mesmo nome. Mais do que uma prova fotográfica, quer ser também uma prova na justiça.

Foto
Pela primeira vez, será exibida em Portugal a imagem com que Evgeniy Maloletka ganhou em 2023 o prémio Fotografia do Ano da World Press Photo Evgeniy Maloletka
Ouça este artigo
00:00
04:55

Entre aquilo que esperamos encontrar nas fotografias de guerra estão o medo, a destruição, o sofrimento, a raiva, a morte, a desumanidade, a violência, a crueldade e uma imensidão de subcategorias destas categorias, que, por sua vez, podiam ser multiplicadas por outras de igual significado trágico. Algumas delas são imediatamente reconhecíveis. Há umas mais raras do que outras (o humor, a caricatura e a ironia, por exemplo, que podem resvalar facilmente para o mau gosto). E há uma que parece pairar sobre todas as outras, embora com intensidades diferentes e que precisa de alguma demora no olhar: o absurdo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários