Impacto de residentes estrangeiros deve ser compensado com “redistribuição de capital”, defendem economistas

Os estrangeiros trazidos pelo teletrabalho representam ganhos económicos, mas também perdas para os locais, cujo custo de vida aumenta. O impacto deve ser compensado com a redistribuição de capital.

Foto
Os residentes estrangeiros têm contribuído para a subida dos custos da habitação nos centros das grandes cidades Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
05:59

Se a chegada de residentes estrangeiros movidos pelos novos modelos de trabalho remoto traz benefícios para as economias, também representa prejuízos para os residentes locais, que são afastados dos centros urbanos ou vêem as suas cidades “perder autenticidade”. A solução pode passar por “subsidiar” os locais, através de uma “política de redistribuição dos ganhos de capital” que resultam da venda de casas e terrenos a residentes estrangeiros, de forma a compensar efeitos como o aumento do custo de vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 36 comentários