No escritório ou em casa? Empresas e trabalhadores à procura de fórmula mágica

Empresas estão a pressionar para que os trabalhadores cumpram os dias de trabalho presencial, mas há uma grande resistência a voltar ao escritório. Quais as razões por trás desta nova tensão?

Foto
Em teletrabalho permanente, "as pessoas deixam de ter uma identidade cultural da empresa” e é mais difícil retê-las LUSA/ESTELA SILVA
Ouça este artigo
00:00
07:38

Com o fim da pandemia, muitas empresas adoptaram modelos híbridos de trabalho, alternando regime presencial com regime à distância, mas a resistência dos trabalhadores a voltar ao escritório está a criar uma nova tensão no mundo do trabalho. De um lado, estão os empregadores, que, reconhecendo as vantagens do teletrabalho, receiam perdas de produtividade e pressionam cada vez mais o regresso ao escritório e, do outro, os trabalhadores, que não querem abdicar da flexibilidade alcançada e, no momento de escolher a empresa onde vão trabalhar, valorizam os modelos remotos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 44 comentários