Inquérito de Estimação: Associação dos Animais de Lisboa

No nosso Inquérito de Estimação, damos palco a associações e grupos de ajuda a animais que o mundo deve conhecer. A Associação dos Animais de Lisboa resgata cães e gatos abandonados ou em risco.

Foto
A Associação dos Animais de Lisboa esteriliza os animais que resgata Associação dos Animais de Lisboa
Ouça este artigo
00:00
02:32

É uma organização sem fins lucrativos destinada a defender a causa animal com os recursos financeiros e humanos que têm à disposição. A Associação dos Animais de Lisboa (AAL) definiu como propósito salvar cães e gatos abandonados ou em risco para depois serem colocados para adopção.

Depois de serem resgatados, os animais são esterilizados e levados para famílias de acolhimento temporário até conhecerem os novos tutores, explica a associação na resposta ao nosso Inquérito de Estimação.

O cão Wayne, que está na AAL há mais de um ano, um desses exemplos, assim como Valentim que foi devolvido ou as cadelas Condessa e Judi. Echo, Stella ou Raven são alguns dos gatos na mesma situação.

Uma medida prioritária pelos direitos dos animais

Para nós seria haver punição para as pessoas que praticam maus-tratos aos animais, uma vez que a justiça ainda está muito aquém das situações

Um caso marcante

Todos nos marcam de maneira diferente e cada um pela sua situação. Temos alguns que jamais esqueceremos como é o exemplo da Athena, uma cadela resgatada de um local onde se faziam lutas de cães e que quase morreu quando estava no hospital. Hoje em dia, é um orgulho enorme quando vemos a evolução que teve.

Um conselho para quem quer adoptar um animal

Que pensem muito bem antes de decidirem adoptar um animal, uma vez que é uma escolha que dá trabalho e despesa. Vemos muita gente a querer adoptar por impulso, apenas porque querem ter um animal bebé em casa simplesmente porque é giro e isto não pode de maneira alguma acontecer. Os animais fazem asneiras, destroem coisas e é aí que, no nosso caso, acontecem a maioria das devoluções. É importante pensar nisto quando se adopta.

Quando estão de férias também têm de equacionar com quem é que o animal vai ficar ou até se vai de férias com os donos. Há muitas pessoas que não pensam nestas situações e é por isso que existem tantos abandonos nas férias e épocas festivas.

Um projecto que tem de ser conhecido

É um projecto sem nome da Conceição Faro, uma defensora da causa animal que cuida de uma colónia de 20 gatos em Alvalade. A Conceição alimenta os animais com o seu próprio dinheiro e a esterilização é feita em parceria com a nossa associação.

Uma pessoa anónima que vale a pena conhecer

Na nossa associação, somos um conjunto de voluntários anónimos que não quer mérito, mas antes o melhor para os animais. Destacamos a Marisa que actua como FAT (família de acolhimento temporário) na nossa associação. Esta pessoa começou por nos contactar para ajudarmos uma colónia de gatos e, hoje em dia, ajuda-nos quando fazemos resgates.

Sugerir correcção
Comentar