Cuidado com o Pet. Os cães sentem quando vamos de férias?

Cuidado com o Pet é o podcast do P3 sobre animais de estimação. Neste episódio, conversámos com especialistas em comportamento canino para sabermos se os cães sentem falta dos donos nas férias.

Os cães sentem sempre falta dos tutores e quando ficam sem os ver durante vários dias ainda mais. Quem o diz é Patrícia Babo e César Magalhães, treinadores de cães e fundadores da escola de comportamento canino Pata na Poça, no Porto.

Foto

Segundo estes especialistas, é provável que o animal se sinta desorientado durante os primeiros dias. A ansiedade é outro dos aspectos a ter em conta, contudo, vai depender da raça. Os galgos e os labradores, por exemplo, vão sentir mais a falta dos donos do que os cães de caça.

Da mesma forma, destacam, um cão que tenha sido abandonado e esteja com um novo dono há pouco tempo também pode sentir que está a ser deixado mais uma vez. Neste caso, a solução é adiar as férias por uns meses, pelo menos, até o animal ganhar confiança. Para todos os outros, escolher um bom sítio para o animal ficar é o segredo para umas férias tranquilas.

Segue o Cuidado com o Pet no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcasts.

Conhece os podcasts da rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tens uma ideia ou sugestão? Envia um e-mail para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar