Nancy Pelosi confirma recandidatura à Câmara dos Representantes dos EUA

Primeira e única mulher eleita presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Pelosi, de 83 anos, vai candidatar-se a um novo mandato como representante de São Francisco.

Foto
Pelosi, de 83 anos, abandonou a liderança do Partido Democrata em 2022 EPA/JIM LO SCALZO
Ouça este artigo
00:00
01:45

Nancy Pelosi, a única mulher a desempenhar a função de presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira que vai recandidatar-se a um novo mandato como congressista do Partido Democrata.

Pelosi, de 83 anos, foi eleita pela primeira vez em 1987, aos 47 anos de idade e quando já era mãe de cinco filhos.

Duas décadas depois, em 2007, foi a primeira mulher a ser eleita presidente da Câmara dos Representantes, a segunda na linha de sucessão dos Presidentes dos EUA a seguir ao vice-presidente.

Antes disso tinha sido a primeira mulher a liderar um dos dois maiores partidos no Congresso norte-americano, no caso o Partido Democrata.

Eleita novamente presidente da Câmara dos Representantes em 2019, liderou a campanha eleitoral do Partido Democrata em 2020, num ciclo em que o partido recuperou a maioria nas duas câmaras do Congresso e venceu a eleição presidencial.

Esse sucesso levou-a a ir a votos para um segundo mandato de dois anos como presidente da Câmara dos Representantes, em 2021, vencendo a oposição no sector mais progressista do Partido Democrata.

Após as eleições de Novembro de 2022, anunciou que não iria recandidatar-se a um cargo de liderança no Partido Democrata, mas deixou em aberto a possibilidade de se manter como congressista em representação de São Francisco, na Califórnia, indo a eleições em 2024.

"Agora, mais do que nunca, a nossa cidade precisa de ver promovidos os valores de São Francisco", disse Pelosi num comunicado publicado nesta sexta-feira na rede social X (o antigo Twitter).

"O nosso país precisa de que a América mostre ao mundo que a nossa bandeira ainda representa liberdade e justiça para todos. É por isso que vou candidatar-me à reeleição — e que, respeitosamente, peço o vosso voto."

Sugerir correcção
Ler 3 comentários