Nancy Pelosi diz adeus a duas décadas de liderança democrata na Câmara dos Representantes

Aos 82 anos, a congressista regressa ao Congresso, depois de ser reeleita pela 19ª vez no seu círculo eleitoral, mas agora sem cargos de liderança. Momentos marcantes de uma carreira.

Foto
Nancy Pelosi foi eleita pela primeira vez em 1987, aos 47 anos de idade Reuters/JONATHAN ERNST

A congressista norte-americana Nancy Pelosi deixou o cargo de speaker (presidente) da Câmara dos Representantes nesta terça-feira, depois de o Partido Republicano ter conquistado a maioria nas eleições de Novembro. Apesar disso, Pelosi, de 82 anos, foi reeleita para mais um mandato de dois anos em representação do seu distrito eleitoral em São Francisco, o que acontece pela 19.ª vez consecutiva. Esta terça-feira foi também o primeiro dia, nos últimos 22 anos, em que Pelosi não desempenhou qualquer cargo de liderança na Câmara dos Representantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar