Governo aprova criação de programa Defesa+Ciência com oito milhões de euros para investigação

Programa conjunto do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretende valorizar o capital humano e promover a investigação científica.

Foto
Programa Defesa+Ciência será “um instrumento de estímulo à investigação na área da defesa nacional" Maria Abranches
Ouça este artigo
00:00
01:50

O Governo aprovou, nesta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação do programa Defesa+Ciência, “um instrumento de estímulo à investigação na área da defesa nacional que, nos próximos seis anos, vai investir oito milhões de euros na valorização do capital humano, na promoção da investigação científica e na inovação”, anunciou em comunicado.

Trata-se de um programa conjunto do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o financiamento e destinar-se a “projectos de investigação conjuntos entre entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e entidades da Defesa Nacional”.

Os oito milhões de euros servirão ainda para apoiar o emprego científico para doutorados, “valorizando o emprego altamente qualificado e capacitando os centros de investigação e experimentação militares”. Além disso, o financiamento será canalizado para a formação avançada ao nível do doutoramento, de acordo com o comunicado enviado aos meios de comunicação.

O instrumento é uma forma de o Governo continuar “a investir no reforço das capacidades científicas e tecnológicas nacionais, a fomentar a economia de defesa através de uma maior articulação entre empresas, instituições de ensino superior, centros de investigação e as Forças Armadas, e, sobretudo, promove a investigação, o desenvolvimento e a inovação”, salienta.

Os objectivos mencionados estão em linha com a proposta de resolução de Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional apresentada à Assembleia da República, que “estabelece como essenciais o desenvolvimento das capacidades científicas e tecnológicas e o reforço do projecto educativo nacional, prevendo a criação de parcerias estratégicas para estimular a investigação na área da defesa”.

“A presente resolução visa, assim, alinhar os objectivos da Defesa Nacional e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assegurando o apoio ao desenvolvimento continuado de conhecimento tanto nas Forças Armadas como no SCTN”, conclui o comunicado.

Sugerir correcção
Comentar