Richard J. Roberts: “Quem não sabe nada de ciência não devia interferir na política”

A desconfiança da política resume parte da visão de Richard J. Roberts. O Nobel da Medicina e defensor dos organismos geneticamente modificáveis continua a fazer ciência já perto dos 80 anos.

Foto
O geneticista Richard J. Roberts recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1993 Mileidy Rodriguez
Ouça este artigo
00:00
13:22

A poucos dias de celebrar 80 anos, há coisas na vida de Richard J. Roberts que não mudam. Religiosamente, procura encontrar (dia sim, dia também) o máximo de palavras no jogo Spelling Bee, do The New York Times – o vício dos jogos e dos videojogos resiste há décadas. Este é o jogo a que se tem dedicado ultimamente, para lá da ciência, que também continua a ser um palco de regozijo a cada nova descoberta, como desvenda. Há 30 anos, quando o geneticista britânico recebeu o Prémio Nobel da Medicina, o movimento contra os organismos geneticamente modificados (OGM) ainda dava os primeiros passos. Richard J. Roberts não sabia ainda que ocupariam parte da sua vida, como as duas últimas décadas, em que tem procurado rebater estes movimentos e defender a mais-valia dos OGM para o futuro da humanidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários