Morreu Luísa Brandão, professora e pintora da Escola do Porto

Formada na escola portuense das Belas Artes, integrou as brigadas do programa SAAL na década de 1970 e foi professora na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Tinha 84 anos.

Luísa Brandão tinha 84 anos
Fotogaleria
Luísa Brandão tinha 84 anos DR
Um desenho realizado em 1991
Fotogaleria
Um desenho realizado em 1991 DR
Ouça este artigo
00:00
02:23

Luísa Brandão, arquitecta, pintora e professora da Escola do Porto, morreu esta terça-feira na sua casa nesta cidade, aos 84 anos. A notícia foi confirmada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), que, numa nota de pesar, lamenta o desaparecimento de uma personalidade que “fez parte de uma geração que marcou profundamente o ensino da Arquitectura e contribuiu de forma indelével na sedimentação da ‘Escola do Porto’”.

O velório decorre na tarde desta terça-feira, na Igreja de S. João da Foz, e o funeral realiza-se na quarta, às 15h, no Cemitério da Lapa – acrescenta a FAUP.

Nascida no Porto a 27 de Julho de 1939, Luísa Amélia Torres Sousa Brandão completou o curso da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1964 e formou-se em Arquitectura, na mesma escola, em 1978. Era ainda estudante quando integrou as brigadas técnicas do programa SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local, 1974/76), tendo trabalhado nos bairros do Leal (Porto) e de São Pedro da Cova.

No final da década de 70, foi colaboradora do arquitecto Álvaro Siza, tendo trabalhado especificamente no desenho da Quinta da Malagueira, em Évora. Participou, nos anos a seguir, na beneficiação das instalações da universidade desta cidade alentejana, tendo igualmente colaborado nos escritórios dos arquitectos Nasi Pereira, Virgínio Moutinho e tendo sido co-autora de projectos de José Manuel Soares, professor da FAUP de quem foi companheira.

Como docente, Luísa Brandão leccionou Desenho e Projecto na ESBAP e depois na FAUP, tendo também sido professora no Departamento de Arquitectura desta faculdade em Viseu. Foi ainda docente cooperante no curso de Arquitectura da Faculdade de Engenharia de Luanda.

A FAUP realça ainda, na carreira de Luísa Brandão, “uma produção de desenho ímpar”, ainda que desconhecida de um público mais alargado. Neste domínio – em que foi colega de Maria António Siza (1940-1973) –, participou em exposições na Cooperativa Árvore e no Palácio Episcopal do Porto, além de ter colaborado, como ilustradora, com diversas editoras de livros didácticos infantis. Foi ainda a responsável pelo grafismo de inúmeras publicações da FAUP.

Luísa Brandão é mãe de Ana Alves Costa, também professora nesta faculdade, da realizadora Catarina Alves Costa e de Francisca, designer.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários