Incêndios: fogo na Sertã combatido por 239 operacionais e 15 aeronaves

O alerta para o sinistro foi dado pouco depois das 18h00 deste sábado.

Foto
O perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira Adriano Miranda

Um incêndio deflagrou este sábado em Carvalhal, concelho da Sertã, e estava às 19h20 a ser combatido por 239 operacionais e 15 aeronaves, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Uma fonte do Comando Sub-regional da Beira Baixa ANEPC disse à agência Lusa que o alerta foi dado pouco depois das 18h00.

Os meios de combate às chamas no terreno, uma hora após sua detecção, naquele município do distrito de Castelo Branco, na Beira Baixa, incluíam 59 viaturas de diversos corpos de bombeiros.

Castelo Branco é um dos distritos de Portugal continental com concelhos que apresentam este sábado em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os outros concelhos que apresentam perigo máximo de incêndio situam-se nos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Bragança.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar