Entrega de pilhas e equipamentos eléctricos apoia IPO para compra de equipamento

Equipamentos eléctricos e as pilhas entregues nos pontos de recolha da Electrão irão “transformar-se” em apoio ao IPO Lisboa. Valor angariado vai destinar-se à compra de equipamento médico.

Foto
IPO angariou 37 mil euros na iniciativa do ano passado rui Gaudencio

A gestora de resíduos Electrão vai apoiar financeiramente o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, numa campanha que decorre até final do ano associada à quantidade de pilhas e equipamentos eléctricos usados entregue para reciclagem.

Segundo a campanha "Todos pelo IPO", esta terça-feira divulgada em comunicado, os equipamentos eléctricos e as pilhas que forem entregues nos mais de nove mil pontos de recolha da Electrão irão "transformar-se" em apoio ao IPO, uma iniciativa que no ano passado reuniu 37 mil euros (pela recolha de 156 toneladas de material) para a instituição de saúde, usados para comprar material cirúrgico.

A edição deste ano, segundo o comunicado das duas entidades, coincide com os 100 anos do IPO. Na iniciativa também serão contabilizados os grandes electrodomésticos recolhidos pelo Electrão porta-a-porta, na Área Metropolitana de Lisboa (pedidos através do número 800 262 333).

Electrão e IPO explicam ainda que se podem associar à campanha empresas de todo o país, com a dinamização de acções internas para reunir pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados, podendo a recolha ser solicitada ao Electrão. E que o valor a atribuir este ano, que depende das quantidades recolhidas, vai destinar-se à compra de equipamento médico.

As duas entidades notam que as pilhas, baterias e os equipamentos eléctricos usados que não são correctamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana. E frisam a importância de estes aparelhos serem encaminhados para reciclagem em unidades especializadas.

O IPO de Lisboa é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde com um século de experiência na investigação, estudo e tratamento da doença oncológica. Tem cerca de 2070 trabalhadores e recebe doentes das regiões de Lisboa e sul do país, das ilhas (Açores e Madeira) e ainda dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. O Electrão - Associação de Gestão de Resíduos é responsável pela recolha de embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados.

Sugerir correcção
Comentar