Ganham 1300 euros, fazem dezenas de horas extras, asseguram urgências. Cinco internos contam o seu dia-a-dia

De hospitais a centros de saúde, em diferentes especialidades e cidades, cinco médicos internos falam dos problemas que enfrentam e que constituem as principais razões para aderirem à greve.

Foto
Ouça este artigo
00:00
15:14

As preocupações repetem-se na boca de todos: o salário-base é muito baixo, a carga horária não deixa tempo para o estudo e investigação que faz parte do período de internato, a vida pessoal já nem é tida em conta e a incapacidade de retenção de especialistas no Serviço Nacional de Saúde fá-los temer pela qualidade da formação que estão a receber e que será dada no futuro. Tudo razões para esta primeira greve exclusiva dos médicos internos, explicada por cinco deles.​

Partilhar casa, para aguentar os gastos

José Durão, 30 anos, Lisboa
Médico interno do 3.º ano em Saúde Pública
ACeS Almada-Seixal

José Durão não se pode queixar de alguns dos problemas que mais afectam os seus colegas a trabalhar em meio hospitalar: não faz urgências nem horas extraordinárias, fruto da especialização que está a realizar em Saúde Pública. Mas isso acaba por lhe trazer outros problemas. “Como não tenho possibilidade de fazer horas extras e urgências, acabo por ficar apenas com o salário-base, que ronda os 1300 euros líquidos, o que para a vida em Lisboa é muito pouco. Muitos colegas acabam por fazer banco atrás de banco e horas extras atrás de horas extras, para complementar esse salário. Eu estou a dividir casa com um colega, senão seria impossível comportar os gastos”, diz.

O médico interno, de Lisboa, tem a sorte de, após concluir o curso geral na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estar a realizar esta fase da sua formação “exactamente onde queria” e reconhece que, “do ponto de vista da realização pessoal”, estes anos de internato estão “a corresponder às expectativas do ponto de vista formativo, de ambiente e de trabalho” – o que não faz desaparecer os problemas que sente na pele diariamente. “Mesmo estando numa especialidade mais calma, sinto as condicionantes da falta de recursos e de especialistas. O nosso serviço de escalas é muitas vezes assegurado por médicos internos e, neste aspecto, o problema é idêntico ao do médico hospitalar”, conta.

Foto
José Durão diz ter a sorte de estar a fazer a especialidade exactamente onde escolheu, mas o peso da falta de recursos faz-se sentir Nuno Ferreira Santos

No Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Almada-Seixal, onde é médico interno, a Unidade de Saúde Pública tem cinco especialistas e três internos e, “apesar de ser das unidades mais favorecidas do país”, relata, a carência é fácil de contabilizar: “O que está protocolado é que devia ser um médico de saúde pública por cada 25 mil habitantes, o que quer dizer que devíamos ter pelo menos o dobro dos profissionais.”

José Durão, que também é membro do Conselho Nacional do Médico Interno da Ordem dos Médicos, diz que a decisão de aderir à greve “foi imediata”, pelas razões já expostas e outras. “Eu e os meus colegas dizemos há anos que devia haver uma greve de internos, porque temos aderido às greves dos médicos, mas há questões específicas dos médicos internos que merecem uma atenção diferente.”

Para ele, além da revisão salarial, era indispensável garantir que o período de internato não é “o grau zero” da carreira, como diz ser o caso actual. “É preciso que as pessoas percebam que somos um médico-trabalhador, que contribuímos para as consultas e cirurgias, mas também um médico-formando. E neste momento não há condições para cumprir os critérios formativos e de especialização que são exigidos. Os médicos internos nos hospitais passam o tempo nas enfermarias, a aprender, às vezes sozinhos, às vezes uns com os outros, mas sobra muito pouco tempo para o estudo autónomo e isso nota-se. A qualidade da formação vai decrescendo”, alerta.

Lutar pela valorização dos médicos de família

Andreia Godinho, 28 anos, Oliveira de Azeméis
Médica interna do 2.º ano em Medicina Geral e Familiar
ACeS Entre-Douro e Vouga

Andreia Godinho ainda só vai no 2.º ano de internato e a palavra “desmotivação” já aparece várias vezes no seu discurso, a contrastar com o ânimo que lhe salta da voz quando fala. A questão, refere, é que se torna complicado fugir àquele termo, quando há tanta coisa a contribuir para esse lado mais negro da carreira que escolheu. “Ficamos um bocadinho tristes, porque às vezes sentimos que há desvalorização desta especialidade e a tutela tem demonstrado isso. Aquela ideia de contratação de médicos de família sem especialidade acabou por não entrar em vigor, mas foi posta em cima de mesa. Assim como a contratação de médicos estrangeiros, quando há cá aptos para o fazer... Têm é que dar as devidas condições para exercer. Tudo isto é um bocadinho desmotivador”, diz.

A médica interna, formada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, ainda vive com os pais, em Oliveira de Azeméis, porque o salário de cerca de 1300 euros não dá, por enquanto, para arriscar algo diferente. “Tenho 28 anos e ainda vivo com os meus pais. Perdemos um bocadinho a nossa independência, mas isto é transversal aos jovens portugueses. As pessoas acham que os médicos ganham muito dinheiro, mas os médicos internos não são excepção nesta estatística e muitos de nós ainda vivem com a família”, conta.

Andreia Godinho começa o dia de trabalho às 8h e cumpre 40 horas semanais no SNS, com oito horas destinadas exclusivamente à formação sem a vertente assistencial (“na zona norte tem havido um esforço para que estas horas sejam cumpridas, embora nem sempre seja possível”, diz) e, tal como José Durão, a sua especialidade não a leva a realizar horas extraordinárias em serviços de urgência, como acontece com os colegas que estão nos hospitais. “Mas faço-as na USF [unidade de saúde familiar]”, conta.

Foto
Andreia Godinho lamenta o que diz ser uma desvalorização da especialização que está a fazer: Medicina Geral e Familiar Paulo Pimenta

Aí, a jovem médica está a deparar-se com outro problema que tem estado recorrentemente nas notícias: a falta de médicos de família, exacerbada pelo elevado número de reformas destes especialistas, com o pico a ser esperado precisamente para este ano e o próximo. “Temos de cobrir listas de utentes que estão a descoberto, ou porque o médico se reformou, ou porque está de licença por alguma razão. Desde que entrei [na USF de Lourosa] que houve sempre alguém que temos de substituir. Numa altura tínhamos duas listas a descoberto, mais meia, porque a médica destes utentes tem funções executivas e redução de horário. Todos os internos tiveram de fazer horas extraordinárias para colmatar estas falhas e impedir que a prestação de cuidados não fosse prejudicada. Mas é impossível humanamente assumirmos todas as nossas responsabilidades e ainda substituirmos colegas que por algum motivo estão ausentes”, avalia.

Falta de especialistas, listas de utentes muito grandes – a do supervisor da médica interna ronda as 1900 pessoas e uma população cada vez mais envelhecida e com questões de saúde mais complexas são os problemas com que a interna tem de lidar diariamente. “Listas de utentes maiores leva a tempos de consulta mais curtos, numa população com necessidade de cuidados cada vez mais exigentes”, alerta.

Esta carência de recursos, associada ao baixo salário e ao que sente ser uma desvalorização dos médicos de família são as principais razões para Andreia Godinho ter decidido aderir à greve. Com a certeza que não é uma luta dissociada das outras que têm sido travadas pelos médicos: “São os especialistas quem nos suportam. Se eles não tiverem condições para estarem no SNS, não vamos ter a formação com qualidade de que precisamos como internos.”

“Sobrecarga” de trabalho impede qualidade

João Nunes, 30 anos, Oliveira de Azeméis
Médico interno do 1.º ano em Medicina Intensiva
Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Porto

Para João Nunes o internato está a começar outra vez. A primeira experiência foi em 2020, no Hospital de Portimão, no Algarve, depois da formação geral no ICBAS. Chegou lá em Janeiro, rescindiu o contrato no início de Junho. “Estive lá cinco meses completos e quando saí já tinha 180 horas extras acumuladas. Rescindi contrato, porque as condições não eram adequadas e tive de voltar ao início”, conta.

Agora está de volta ao 1.º ano, no Santo António, no Porto. “No Norte, apesar de tudo, os serviços acabam por estar mais organizados”, observa.

Foto
João Rodrigues fala da "sobrecarga" de trabalho Paulo Pimenta

João tem escaladas para este ano duas urgências extras, para substituir colegas que estão de férias, e que serão pagas. Mas lamenta que haja muitas horas extraordinárias feitas em enfermaria que não são remuneradas deviam constar de um banco de horas, para serem usadas como folgas, mas o ritmo de trabalho não permite que isso aconteça, refere.

O médico interno vive sozinho, mas reconhece que sem horas extraordinárias a complementar o ordenado, algum trabalho extra ou a ausência de apoio familiar não é fácil gerir as contas básicas e muito menos poupar. E junta-se a isto os custos com a formação. “Existe um pouco a ideia que o SNS dá a formação toda, mas há uma parte que não está incluída e para a qual não há financiamento nos hospitais. Há cursos e congressos, alguns de carácter obrigatório, que acabam por sair directamente do bolso das pessoas, e cujos custos podem variar entre os 400 e os 900 euros”, frisa.

E, depois, claro, há a “sobrecarga” de trabalho, que não se faz sentir da mesma forma ao longo do ano, admite, mas que em períodos de férias ou entre Outubro e Fevereiro, com a chegada da gripe e outras doenças respiratórias, pode ser demolidora. “Quando o trabalho é mais pesado, ele acontece no que devia ser o tempo de descanso e ficamos sem capacidade intelectual para chegarmos a casa a fazer o estudo que devíamos. Dentro das 40 horas semanais devíamos ter seis isoladas e disponíveis para estudo e produção científica, mas devem contar-se pelos dedos da mão os colegas que conseguem fazê-lo. É claro que o que devia ser tempo livre acaba por ser desviado da família e da vida pessoal para essa produção de trabalho que pode ser feita à distância.”

Espera que as pessoas percebam que a greve que agora começa é feita “por pessoas que estão a sofrer as consequências precoces do que está a acontecer no SNS, mas que também têm medo do futuro”. A saída de profissionais experientes do SNS para o mercado privado ou o estrangeiro é algo que o preocupa particularmente. “A incapacidade de o SNS reter estes especialistas leva-nos a cair num círculo vicioso: diminui a qualidade de formação, aumenta o esforço de trabalho de todos e vai acabar, se nada for feito, por delapidar a qualidade das pessoas que estão a sair [da formação]. Por muito que se esforcem, ficam com níveis de trabalho assoberbantes, são incapazes de gerir o estudo em casa e, num futuro a médio, longo prazo, as coisas acabam por colapsar”, sentencia.

A vida tem de ser mais

Mónica Paes Mamede, 33 anos, Lisboa
Médica interna do 3.º ano em Anestesiologia
Centro Hospitalar Lisboa Central

“O meu dia normal? Acordo às 6h, 6h30, despacho-me a correr a mim e ao miúdo, meto-o na creche às 7h30 uma creche privada, pela qual pago cerca de 600 euros, porque era a que abria a essa hora , vou a correr para entrar às 8h no hospital e fico lá até às 16h, ou melhor, muitas vezes é até às 16h30, 17h, para acabar o que falta. Vou buscar o miúdo, estou com ele até às 18h30, depois jantar, banho, para o meter na cama às 20h30. Dessa hora até às 23h30, meia-noite, estudo, faço trabalhos. E depois vou dormir para começar tudo outra vez. Com a responsabilidade do trabalho que faço, incomoda-me que a minha vida seja à base disto: acordar todos os dias, andar a correr, fazer noites, aproveitar para cozinhar para a semana toda e orientar a casa, quando saio de uma urgência de 24 horas, porque não tenho outro tempo para isto.”

Mónica Paes Mamede descreve, como se fosse num só fôlego, o seu dia-a-dia normal no Centro Hospitalar de Lisboa Central onde é médica interna. Chegou mais tarde ao curso na Universidade Nova de Lisboa (andou dois anos por outra área) e, por isso, mesmo sabendo da exigência de um internato médico, o filho de dois anos foi planeado e desejado. “Vou acabar o internato com 35 anos e as mulheres são consideradas grávidas idosas a partir dessa idade, em termos dos riscos associados. Se esperamos pelo fim do internato, os riscos são muito maiores. Até isto é penalizador”, desabafa.

Foto
O dia-a-dia de Mónica Paes Mamede é contado ao segundo Nuno Ferreira Santos

Por isso, o tempo é pouco Mónica ironiza que vive “mais ou menos” com o marido e o filho, porque, sendo o companheiro também médico, com turnos para cumprir, vêem-se muito pouco e o dia-a-dia tem sido “exigente”, define. O salário não ajuda com cerca de 1300 euros base, o dinheiro desaparece na creche do filho e nos 750 euros para o T2 de 50 metros quadrados em que a família vive, em Odivelas. “A remuneração-base líquida é ridícula para o que é a responsabilidade que temos”, defende.

Valem as tais horas extraordinárias muitas vezes excessivas. Com o recibo de vencimento acabado de lhe chegar às mãos, a médica interna faz as contas e diz que apenas em Junho realizou 60 horas extras. “A média costuma ser 48”, diz. Não é difícil perceber que as 150 horas extraordinárias anuais previstas na lei já foram ultrapassadas há muito. E depois, diz, não é só o peso das horas extras, mas também o tipo de trabalho em que é aplicado. “São os mais novos quem acaba por assegurar as urgências mais exigentes, as nocturnas. Tem de estar sempre um especialista, mas o grosso da equipa é feito com médicos internos. A partir dos 55 anos os médicos podem deixar de fazer urgência e deixam”, conta.

Pessoalmente, o facto de ter um bebé pequeno tem-na livrado desta situação mas não da obrigatoriedade dos turnos de 24 horas, como o que cumpriu esta segunda-feira.

Presidente da Comissão de Internos do Sindicato Independente dos Médicos, Mónica Paes Mamede considera como absolutamente essencial incluir o período de internato na carreira médica, uma das reivindicações em cima da mesa. “Tem de ser considerado como o primeiro grau da carreira médica. São cinco a sete anos efectivos de trabalho que está a ser feito, com muito sacrifício, acompanhado de formação própria e trabalho científico, que tem de contar para a carreira”, defende.

Sem tempo para estudar

José Rodrigues, 26 anos, Guarda
Médico interno do 1.º ano em Ortopedia
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra

José Rodrigues ironiza que está “fresquinho”, referindo-se ao 1.º ano do internato que está a realizar em Coimbra. Natural da Guarda, fez a formação geral na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e rumou a Coimbra, para se especializar em Ortopedia. Solteiro, partilha casa com outros dois colegas, o que ajuda ao rendimento mensal, mas não só. “Neste momento, para começar um desafio numa cidade nova, até foi uma boa ajuda estarmos três pessoas na mesma situação. Podemos partilhar e comentar estes desafios novos. Tem sido uma boa experiência”, diz.

O médico interno está agora a fazer um estágio em cirurgia geral e fala ao telefone entre duas operações, acabando a conversa quase a correr, porque já o chamam para o procedimento seguinte. Tem sido assim, uma correria, diz, embora, estando no 1.º ano, ainda não sinta todo o peso do que há-de vir. “Ainda não comecei a fazer uma carga brutal de urgências, desde Abril que estou a fazer 12 horas semanais”, conta.

Foto
José Rodrigues fala num sinal de alarme muito grande Sergio Azenha

A greve é uma forma de tentar chamar a atenção para os problemas que afectam os médicos internos em geral – como o baixo salário, que também refere e que, em alguns aspectos, ele sente de forma mais intensa, pela especialidade que escolheu. “Temos pouco contacto com Ortopedia durante o curso [formação geral], pelo que temos mesmo uma necessidade muito grande de estudar. E isto é das coisas que me preocupam mais. Temos um centro hospitalar com muitos doentes, muito trabalho em enfermaria, no bloco operatório, nas urgências, claro. Sobra pouco tempo para essas coisas muito importantes, quer para o presente, quer para o futuro. Os internos são os especialistas de futuro, precisamos de ter bases sólidas e conhecimentos seguros e actualizados”, argumenta.

Na corrida contra o tempo que são estes dias, diz que vai parar para protestar. E espera que a paralisação seja encarada pela população em geral como ele próprio a vê: “A greve dos internos é um sinal de alarme muito grave.”

Sugerir correcção
Ler 53 comentários