Alteração à taxa de esforço facilitará crédito à habitação a taxa variável face à fixa

Redução em 50% da taxa de stress nos novos empréstimos associados à Euribor chega dentro de dois meses. Concorrência nas taxas fixas pode diminuir.

Foto
Alteração à taxa de esforço terá pouco impacto para famílias com rendimentos mais baixo e que pretendam comprar casa Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
05:17

Os bancos bem podem começar a preparar os sistemas financeiros para acomodar as alterações que o Banco de Portugal (BdP) vai introduzir nas regras de concessão de novos empréstimos à habitação, que deverão começar a ser aplicadas em finais de Setembro ou início de Outubro. Em causa a decisão de cortar para metade a taxa de stress aplicada aos novos créditos do regime variável (associados à Euribor), passando a aplicar-se 1,5% sobre a taxa fixada para contratos com prazo superior a 10 anos, que são a maioria esmagadora, em vez dos actuais 3% (ou mais 300 pontos-base).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários