Papa Francisco: de Camões a Saramago

O que citamos e aqueles a que nos referimos, aqueles que são as nossas referências dizem muito do que queremos transmitir e estão ao serviço daquela que é a nossa intenção comunicativa.

Foto
Papa Francisco em Lisboa, nesta sexta-feira Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
07:56

Francisco, o Papa mais velho de sempre a participar numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Fisicamente, envelhecido, mas, no discurso, de uma vivacidade contagiante e uma atenção ao outro que se observa em vários pormenores. Destaco as referências aos autores portugueses com que tem pontuado os seus discursos, demonstrando, assim, a sua preocupação em aproximar-se daqueles que o ouvem, em particular dos portugueses, que acolhem esta monumental dinâmica das jornadas, citações das quais podemos tirar, como no fim procuro sistematizar, algumas conclusões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar