Em Colares há uma Musa que fica a caminho da praia

A cervejeira artesanal nasceu em 2016 e conta com mais três Musas: na Bica e em Marvila, em Lisboa, e no Passeio das Virtudes, no Porto.

RG Rui Gaudêncio - 21 Julho 2023 - Cervejaria-esplanada Musa. Colares. Público
Fotogaleria
A cervejaria Musa fica na antiga torre de abastecimento de água RUI GAUDÊNCIO
RG Rui Gaudêncio - 21 Julho 2023 - Cervejaria-esplanada Musa. Colares. Público
Fotogaleria
O espaço abriu oficialmente em Maio RUI GAUDÊNCIO
Ouça este artigo
00:00
02:46

A caminho da praia das Maçãs, na freguesia de Colares, em Sintra, a antiga torre de abastecimento de água não passa despercebida a quem passa na avenida.

O espaço pertenceu ao antigo bar de cerveja artesanal Hops and Drops, mas reabriu oficialmente em Maio, já com a identidade Musa.

“Tínhamos um carinho por este espaço por ser muito emblemático e social”, começa por explicar a directora de marketing da marca, Bárbara Simões. A Musa nasceu em 2016 pelas mãos de Bruno Carrilho e Nuno Melo, que queriam tentar fazer uma marca de cerveja artesanal “que as pessoas conseguissem compreender e com a qual se identificassem”.

Foto
Os candeeiros em forma de balão são alguns dos pormenores do interior do espaço RUI GAUDÊNCIO

A Musa é um dos espaços da Aldeia da Praia, um local que funcionou durante muitos anos como centro de férias para os filhos dos funcionários que trabalhavam na empresa Comboios de Portugal, e que acabou por ficar desactivado em 2004.

A torre branca do antigo depósito de água lembra um farol, com a pequena cabana que está pintada às riscas vermelhas e brancas, as cores que encontramos nas barraquinhas da praia.

À entrada, apontamentos decorativos como uma gaivota e uma garrafa desenhados pelo artista José Cardoso, do projecto Rubber Mirror. Já no interior do espaço, não passam despercebidos os manípulos das torres de cerveja, a imitar as pás com que as crianças brincam na praia. Os candeeiros em forma de balões coloridos iluminam o pequeno balcão e os menus que estão escritos à mão nos azulejos.

Ao contrário das outras Musas (na Bica e em Marvila, em Lisboa, e no Passeio das Virtudes, no Porto), esta cervejaria não serve comida. Mas dentro da Aldeia existem alguns espaços de alimentação com sugestões de comida italiana e tailandesa, hambúrgueres, sushi e até uma gelataria.

Na Musa são os artistas, as bandas e os grandes êxitos musicais que servem de inspiração para dar o nome às cervejas. É o exemplo da Frank Apa, uma American Pale Ale que foi inspirada no guitarrista Frank Zappa, ou a Born in the IPA, a India Pale Ale que partiu do êxito musical Born in the USA, de Bruce Springsteen, como nos explica Bárbara Simões.

No total são oito cervejas e uma sidra que estão fixos no menu RUI GAUDÊNCIO
Os manípulos das torres de cerveja em formas de pás RUI GAUDÊNCIO
Fotogaleria
No total são oito cervejas e uma sidra que estão fixos no menu RUI GAUDÊNCIO

No portefólio das cervejas Musa há opções para “vários estilos”, com as receitas a cargo do mestre cervejeiro Nick Rosich. No total são oito cervejas e uma sidra que fazem parte do menu fixo, e em cada mês é lançado um novo sabor para provar. Neste caso, a novidade é a Hey Ho Saison, que Bárbara Simões classifica como “uma cerveja de Verão”.

Para quem não for fã de cerveja artesanal, o menu tem outras sugestões, entre vinhos e bebidas sem álcool.

A celebrar este ano o sétimo aniversário, a Musa aposta ainda numa nova imagem para os rótulos das cervejas, que contaram com a colaboração de diferentes artistas da área do design gráfico, ilustração, pintura e street art.

Com vista para o mar, esta Musa de Colares quer oferecer a quem a visita "uma experiência que não seja apenas beber cerveja".

A Musa aposta numa nova imagem para os rótulos das cervejas RUI GAUDÊNCIO
As receitas estão a cargo do mestre cervejeiro Nick Rosich RUI GAUDÊNCIO
Fotogaleria
A Musa aposta numa nova imagem para os rótulos das cervejas RUI GAUDÊNCIO

Texto editado por Sandra Silva Costa

Sugerir correcção
Comentar