Líder da oposição na Galiza: “Feijóo não é um bom gestor nem é um moderado”

A líder dos nacionalistas galegos, Ana Pontón, afirma que o legado que o líder do Partido Popular deixa na Galiza é o de um aumento da dívida pública e das listas de espera na saúde.

CAMPANHA ELEITORAL DO NBG EM ESPANHA
VIGO GALIZA
ANA PONTON  PORTA VOZ NACIONAL
Fotogaleria
Ana Pontón é a líder da oposição no parlamento galego ADRIANO MIRANDA / PUBLICO
CAMPANHA ELEITORAL DO NBG EM ESPANHA
VIGO GALIZA
Fotogaleria
O BNG quer eleger "um grupo forte" em Madrid ADRIANO MIRANDA / PUBLICO
CAMPANHA ELEITORAL  EM ESPANHA
VIGO GALIZA
Fotogaleria
A Galiza é governada pelo Partido Popular de forma consecutiva desde 2009 ADRIANO MIRANDA / PUBLICO
CAMPANHA ELEITORAL DO NBG EM ESPANHA
VIGO GALIZA
ANA PONTON  PORTA VOZ NACIONAL
Fotogaleria
O BNG tem só um deputado eleito em Madrid ADRIANO MIRANDA / PUBLICO
Ouça este artigo
00:00
05:52

Ana Pontón é o principal rosto da oposição ao Partido Popular (PP) de Alberto Núñez Feijóo na Galiza. Apesar de o Bloco Nacionalista Galego (BNG) ser a segunda força no Parlamento de Santiago, ao nível nacional tem apenas um deputado. Aos galegos pede força para lutar “de mãos livres” por uma “agenda galega”, acreditando que os parlamentares dos partidos nacionais se esquecem da região quando chegam a Madrid. Embalada pela eleição da candidata do BNG à presidência da Câmara Municipal de Santiago de Compostela, Ana Pontón acredita que está “mais perto do que nunca” uma viragem histórica na região, mas está preocupada com o programa “antigalego” que a extrema-direita do Vox pode levar ao Governo de Espanha. A líder dos nacionalistas conversou com o PÚBLICO à margem de um acto de campanha em Vigo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários