Autarquia de Vila Real de Santo António desaconselha utilização de praia em frente a Cacela Velha

A falta de ligações para a ilha barreira da Ria Formosa, a ausência de vigia e as fortes correntes, sobretudo “quando a maré se encontra a vazar”, levou a autarquia a desaconselhar a visita à praia.

Foto
Praia junto à localidade de Cacelha Velha não tem áreas concessionadas Tiago Bernardo Lopes

A utilização da praia em frente à localidade de Cacela Velha, na região do Algarve, foi desaconselhada esta quarta-feira pela Câmara de Vila Real de Santo António, face aos riscos para os utentes e para a envolvente área protegida da Ria Formosa.

Para aceder à ilha barreira da Ria Formosa, situada em frente à localidade de Cacela Velha, muitos banhistas arriscam a atravessar a Ria Formosa a pé e "colocam em causa a sua própria segurança", face à falta de ligações marítimas e pedonais. O risco é acentuado "quando a maré se encontra a vazar, uma vez que as correntes são fortes e puxam para o mar", advertiu o município.

Em comunicado, a Câmara de Vila Real de Santo António alertou ainda que a zona em causa não tem áreas concessionadas, nem assistência permanente a banhistas, e apelou, por isso, a que os banhistas utilizem as praias mais próximas: a da Fábrica, situada a poente e onde existe um serviço de travessia de passageiros em pequenas embarcações, e a da Manta Rota, localizadas a nascente e que também está vigiada em permanência.

"O território de Cacela Velha - e toda a sua envolvente - representa um local de rara beleza e de diversidade ecológica que importa conservar e preservar. Apesar de muito procuradas, sobretudo no verão, as ilhas barreira, em frente à aldeia de Cacela Velha, não são uma unidade balnear e, como tal, não estão dotadas de um serviço de assistência a banhistas (nadadores salvadores)", explicou o município algarvio.

Ao fazerem a travessia da ria a pé, os banhistas colocam-se em perigo e, "não obstante os esforços das equipas móveis do Instituto de Socorros a Náufragos", o socorro "não é permanente" e a resposta a "qualquer situação de emergência pode não ser assegurada em tempo útil".

"Assim, e de modo a proteger a estabilidade do cordão dunar e da arriba de Cacela, garantir a protecção da fauna e flora desta zona da Ria Formosa e assegurar a segurança dos moradores e visitantes de Cacela Velha, o município de Vila Real de Santo António desaconselha a utilização da zona em frente a Cacela Velha para a prática balnear", lê-se na nota da câmara do distrito de Faro.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários