Príncipe William lança projecto a cinco anos para ajudar sem-abrigo

Há 30 anos, William visitou um abrigo com a sua mãe e em 2009 dormiu na rua, numa noite de Inverno, para chamar a atenção para o problema.

Foto
O projecto Homewards poderá estender-se a mais locais Reuters/MAJA SMIEJKOWSKA

O príncipe William, o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, lançou nesta segunda-feira um programa de cinco anos para ajudar os sem-abrigo em seis localidades.

Seguindo o exemplo da sua mãe, Diana, o filho de Carlos III, de 41 anos, é um apoiante de longa data de instituições de caridade que visam apoiar e tirar os sem-abrigo das ruas. Há 30 anos, William visitou um abrigo com a sua mãe e em 2009 dormiu na rua, numa noite de Inverno, para chamar a atenção para o problema.

O projecto Homewards proporcionará financiamento, conhecimentos especializados e parcerias para ajudar a prevenir a situação dos sem-abrigo em seis áreas, avançou o príncipe de Gales, que entre esta segunda e terça-feira vai revelar os locais, à medida que os for visitando.

"Acredito firmemente que, trabalhando em conjunto, é possível tornar o fenómeno dos sem-abrigo raro, breve e irrepetível e estou ansioso por trabalhar com as nossas seis localidades para tornar a nossa ambição uma realidade", declarou em comunicado.

De acordo com estimativas de instituições de caridade, na Grã-Bretanha, existem cerca de 270.000 agregados familiares num total de 28 milhões que não têm casa, o que significa que muitas pessoas, incluindo crianças, estão a dormir na rua ou em carros, a viver em alojamentos temporários, albergues ou com familiares.

As instituições alertam para o facto de se esperar que estes números aumentem devido à actual crise do custo de vida.

O projecto é apoiado pela Royal Foundation, a organização de caridade de William, príncipe de Gales, e da sua mulher Catherine. Cada localidade receberá 500.000 libras (585.000 euros).

Segundo o comunicado do Palácio de Kensington, espera-se que os resultados dos projectos Homewards de cinco anos sejam alargados para ajudar os sem-abrigo noutros locais.

Sugerir correcção
Comentar