Jacques Rozier (1926-2023): o cinema como risco e desejo, igual ao amor

Era um dos nomes maiores da geração da nouvelle vague. Os seus filmes celebravam a potência da juventude e a sensualidade da natureza. Gostava de realizar sem um argumento fechado.

Foto
Em 2018, a Cinemateca Portuguesa e o IndieLisboa co-organizaram uma retrospectiva integral de homenagem a Rozier DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

A morte de Jacques Rozier, no princípio deste mês, foi mais uma da razia que tem levado, em rápida sucessão, quase todos os últimos sobreviventes da geração da nouvelle vague. Em nove meses perdemos Jean-Luc Godard (em Setembro de 2022), Jean-Marie Straub (em Novembro), Paul Vecchiali (já este ano, em Janeiro), e agora Rozier. Podíamos acrescentar também a morte de Michel Deville (em Março), nome não muito associado à nouvelle vague, mas indubitavelmente da mesma geração e, pelo menos no início, não repudiado por ela. Sobra, quase sozinho, Luc Moullet.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários