Lira turca desvaloriza-se para novos mínimos face ao dólar

Movimento surge numa fase em que Ancara dá sinais de seguir um caminho mais ortodoxo na sua política monetária.

Foto
Erdogan (na foto) escolheu Mehmet Simsek para as Finanças Reuters/HANNAH MCKAY
Ouça este artigo
--:--
--:--

A lira turca seguia a cair 7% face ao dólar esta quarta-feira de manhã, com os investidores a desfazerem-se da moeda a um ritmo superior ao que se verificou na crise do final de 2021. Conforme refere o Financial Times (FT), isto acontece numa altura em que se espera que o novo executivo de Erdogan alivie o controlo sobre a economia que tem sido uma das suas marcas.

Um dólar chegou a valer 23,16 liras esta manhã, passando depois para a casa das 22 liras. Há um mês, estava nas 19 liras e em Junho de 2021 estava nas oito liras. Em cinco anos, preenchidos por uma política monetária marcada por cortes nas taxas de juro num ambiente de elevada inflação, a lira perdeu mais de 80% do seu valor, segundo a Reuters.

O novo Governo de Erdogan tomou posse no dia 28 de Maio, tendo sido escolhido Mehmet Simsek para ocupar a pasta das Finanças. Antigo vice-primeiro-ministro, Simsek, que também já ocupou esta pasta no passado, é bem-visto pelos investidores internacionais, de acordo com a Reuters, e prometeu, quando assumiu funções, seguir um caminho de política monetária mais “racional”, dando prioridade à estabilidade do ponto de vista macroeconómico.

“Transparência, consistência, previsibilidade” e políticas em linha “com as normas internacionais” serão os “princípios básicos para alcançar o objectivo de aumentar o bem-estar social”, afirmou Simsek na tomada de posse.

Analistas ouvidos pela Reuters falam num “caminho de normalização”, no qual Ancara deixará de usar as suas reservas para defender a lira, podendo o dólar chegar a valer 25 a 28 liras.

Sugerir correcção
Comentar