Hikikomori

Estar sozinho é muito diferente de estar só. E cada vez há mais gente, especialmente jovens, a viverem numa solidão daquelas que, como escrevia Nietzsche, modifica as vozes.

Ouça este artigo
--:--
--:--

Estou inscrita num site de notícias médicas, destinado a profissionais de saúde, e é frequente receber notificações sobre os temas que elegi como prioritários. Infelizmente, devido ao meu ritmo de vida frenético, é raro conseguir ler os artigos logo que sou avisada da sua publicação, pelo que os vou guardando em pastas que tendem a estender-se ao infinito. Acontece que ontem, numa espécie de (des)alinhamento astral, recebi um email enquanto esperava numa interminável fila de trânsito. Como o assunto me interessava, decidi não perder tempo e, à conta de tal decisão, a viagem de 200 quilómetros, que realizei quando a fila cedeu, foi toda feita com a cabeça num nó.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários