Senador republicano Tim Scott é candidato à Presidência dos EUA

Tim Scott, único senador negro do Partido Republicano, eleito pela Carolina do Sul, diz estar preparado para derrotar Donald Trump nas primárias.

Foto
Republicano Tim Scott anunciou candidatura à Casa Branca nas eleições de 2024 Reuters/RANDALL HILL

O senador republicano Tim Scott apresentou esta segunda-feira a candidatura à Casa Branca, dizendo-se preparado para derrotar nas primárias do seu partido o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, e o governador da Florida, Ron DeSantis.

Scott — único senador negro do Partido Republicano, eleito pela Carolina do Sul, e visto como uma das principais figuras em ascensão entre os conservadores — já apresentou a documentação necessária à Comissão Eleitoral Federal, aumentando a lista de candidatos às primárias.

No seu primeiro comício, na Charleston Southern University, na Carolina do Sul, Scott relembrou as suas origens humildes, sublinhando que os Estados Unidos são o país onde "uma criança criada na pobreza por uma mãe solteira" pode um dia ser Presidente.

Apesar de estar atrás de Trump e de DeSantis nas sondagens, os principais financiadores do Partido Republicano parecem acreditar que este senador fará o seu caminho, levando-o a já ter conseguido arrecadar mais de 20 milhões de euros em donativos.

Scott foi reeleito para o seu cargo no Senado em Novembro passado, com quase 70% dos votos nas eleições intercalares, o que parece tê-lo motivado a dar o salto para a corrida presidencial.

De acordo com as sondagens, o principal candidato a representar os interesses Republicanos nas eleições de Novembro de 2024 é o ex-Presidente Trump, com quem Scott não mantém uma relação cordial.

Aliás, quando Trump era Presidente, Scott criticou severamente a Casa Branca por manifestações racistas.

Scott admoestou Trump pela sua falta de empenho quando, em Agosto de 2017, grupos de extrema-direita se manifestaram em Charlottesville, Virgínia, contra a remoção de uma estátua de um general da Confederação durante a Guerra Civil (1861-65).

A equipa de campanha do ex-Presidente já reagiu à entrada de Scott na corrida presidencial, dizendo que o senador apenas conseguirá ganhar eleições para o Congresso.

Além de Scott, de Trump e de DeSantis (que deverá formalizar a sua candidatura nos próximos dias), três nomes destacam-se nas primárias republicanas: a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley, a ex-governadora do estado de Arkansas Asa Hutchinson e o empresário Vivek Ramaswamy.

No lado democrata, a situação é menos competitiva e apenas três candidaturas se destacam: a do Presidente Joe Biden, a da progressista Marianne Williamson e a de Robert F. Kennedy Jr., activista antivacinas e sobrinho do antigo Presidente John F. Kennedy.

No final de Abril, o Presidente Biden anunciou a sua recandidatura, dizendo que pretende "terminar o trabalho" iniciado em 2020, quando conseguiu destituir Donald Trump da Casa Branca.

Sugerir correcção
Comentar