Da diabetes aos solos, Prémio Mulheres na Ciência distingue quatro portuguesas

Andreia Pereira, Joana Sacramento, Raquel Boia e Sara Peixoto são as quatro jovens cientistas galardoadas na edição deste ano das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

Foto
Andreia Pereira, Joana Sacramento, Raquel Boia e Sara Peixoto são as vencedoras do Prémio Mulheres na Ciência DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

Podemos usar o nosso organismo para gerar energia e alimentar um pacemaker? Ou mesmo recuperar os solos devastados pelos incêndios com microorganismos? E reverter a diabetes de tipo 2 ou devolver a visão a quem tem glaucoma? São desafios complexos – e são mesmo –, mas que têm quatro jovens investigadoras a liderar a procura de respostas e de soluções. Andreia Pereira, Joana Sacramento, Raquel Boia e Sara Peixoto são as quatro cientistas distinguidas na 19ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. Cada uma destas cientistas vai receber 15 mil euros para desenvolver o seu projecto e tentar encontrar respostas para algumas daquelas questões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários