Com um Governo “surdo”, a rua está a tornar-se campo de batalha pela habitação

No meio de uma crise habitacional que agora chega às classes de rendimentos mais altos, e perante um Governo que “recusa” dialogar, os movimentos cívicos pelo direito à habitação estão a aumentar.

Foto
As manifestações pelo direito à habitação deram o pontapé de saída no início deste ano e vão continuar nos próximos tempos Nuno Ferreira Santos

A 25 de Fevereiro, nas ruas de Lisboa, num percurso do Marquês de Pombal até à Assembleia da República, cerca de 10 mil pessoas juntaram-se para reivindicar salários justos, casas acessíveis e a imposição de limites aos preços dos bens essenciais. Foi a primeira manifestação organizada pelo Vida Justa, movimento nascido na Cova da Moura em Outubro do ano passado e que junta vários grupos dos bairros periféricos da cidade de Lisboa, com um manifesto subscrito por centenas de anónimos e personalidades do meio cultural e académico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários