Filipe Ferreira, um chef de tempero português à conquista do Brasil

Pensa em Portugal todos os dias, mas foi no Brasil que fez carreira. Há mais de dez anos que dá nome e alma a um restaurante em Recife. Em 2017, abriu outro, em São Paulo. E tem planos para mais um.

Foto
“Sempre disse que só iria cozinhar quando abrisse o meu próprio restaurante” Victor Muzzi

As apresentações ficam feitas assim que a porta se abre e ainda antes de começarmos a pisar o chão em calçada portuguesa. Um grande coração de Viana faz as honras da casa, assumindo lugar de destaque entre mais umas quantas referências portuguesas — galos de Barcelos, claro está, e uma evocação de Fernando Pessoa. É uma casa portuguesa, com certeza, em pleno Bairro da Boa Viagem, na cidade do Recife, Brasil, onde, à boa maneira lusitana, o bacalhau é rei. O seu mentor é um minhoto, natural de Darque, Viana do Castelo, que há 20 anos ousou atravessar o Atlântico para prosseguir a sua carreira na área da restauração. Hoje, não só dá corpo e alma ao Restaurante Filipe, na capital pernambucana, como também já fez chegar a sua cozinha à cidade de São Paulo. E não quer ficar por aqui.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar